Cine Comunidade celebra 100 sessões com exibição do curta Carregadores do Monte

A sessão gratuita do premiado documentário será nesta quarta-feira (22), às 19 horas, na Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat

Comentar
Compartilhar
21 JUN 2016Por Da Reportagem12h19
O documentário Carregadores do Monte foi realizado por jovens do Instituto QuerôO documentário Carregadores do Monte foi realizado por jovens do Instituto QuerôFoto: Divulgação

O projeto Cine Comunidade celebra 100 sessões com a exibição do premiado curta-metragem “Carregadores do Monte” nesta quarta-feira (22), às 19 horas, na Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat. A sessão é gratuita.

Após a sessão, haverá bate-papo com os diretores do filme, Cássio Santos e Julio Lucena, com o membro da comunidade do Monte Serrat, Arquimedes Machado, e mediação do jornalista e crítico de cinema, André Azenha, que é o idealizador do Cine Comunidade. O projeto é da Secretaria de Cultura de Santos e tem o apoio da Vídeo Paradiso.

 Na ocasião, será exibido um longa-metragem de animação que é surpresa para o público.

Segundo André Azenha, “o Cine Comunidade consiste na formação de público para produções audiovisuais, desenvolvimento de um olhar mais crítico por parte do espectador e a discussão sobre aspectos do cotidiano a partir dos filmes”.

Todas as sessões são seguidas de bate-papos com o jornalista André, com o intuito de gerar reflexão acerca dos temas mostrados no filme.

Carregadores do Monte

O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria por acesso.

Gravado em Santos, no morro do Monte Serrat, por jovens das Oficinas Querô, o curta foi selecionado para o 41º Festival de Gramado.

Os diretores do documentário foram capacitados na oficina básica e avançada de audiovisual do Instituto Querô.

Serviço:
Cine Comunidade #100 – Sessão de Carregadores do Monte e filme surpresa para toda a família
Quarta-feira, 22 de junho, 19h
Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat – Caminho Monsenhor Moreira, S/n°.
Gratuito.

O Cine Comunidade

O Cine Comunidade, idealizado pelo jornalista André Azenha e realizado pela Secult Santos, já fez 103 sessões em 26 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos e Escola Total, ambos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal e Escola Total, ambos na Ilha Diana, Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias), Senat Santos e as creches Estrela Guia e Nossa Senhora da Providência, Casa do Sol, Associação Japonesa de Santos, Cinemateca de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Kosei Home, Centro de Convivência Isabel Garcia (Encruzilhada), Igreja Anglicana de Santos, ONG Pró Viver, NAPS (da Pinheiro Machado) e Ilha Criativa. Milhares de pessoas já passaram pelas sessões, de crianças a idosos.

O Cine Comunidade, idealizado pelo jornalista André Azenha e realizado pela Secult Santos, já fez 103 sessões em 26 espaços de Santos (Foto: Divulgação)