X

Arquiteta

Churrasqueiras

Na hora de comprar a churrasqueira devemos levar em conta o espaço e o tipo de churrasqueira de alvenaria ou pré-fabricada

Publicado em 03/04/2014 às 13:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Existem inúmeras áreas de lazer com enormes churrasqueiras em condomínios para receber amigos , visitantes, para jogar conversa fora, brincar, reunir a família, etc. E é claro, que este ambiente também – assim como qualquer outro local da casa ou apartamento – deverá ser confortável e apropriado para o uso da mesma.

Na hora de comprar a churrasqueira devemos levar em conta o espaço e o tipo de churrasqueira de alvenaria ou pré-fabricada. Os modelos hoje em dia são muitos e tem muitas opções que poderão se enquadrar as suas necessidades. Em qualquer tipo de churrasqueira que é necessário que seja feita e instalada por profissionais competentes para que o resultado seja o desejado além da segurança. As churrasqueiras de alvenaria são feitas para o espaço escolhido e as pré-fabricadas já são vendidas prontas e será necessário somente ser instalada por um profissional. Além de preparar corretamente as carnes e os acompanhamentos, é necessário que se tenha uma churrasqueira boa para que o seu churrasco seja um sucesso e por isso a escolha da churrasqueira certa para a sua casa ou apartamento é muito importante. Ao utilizar materiais inapropriados, não prejudica apenas o alimento, como também o próprio espaço.

Temos no mercado alguns modelos de churrasqueiras: Churrasqueira a gás, elétrica e carvão. (Foto: Divulgação)

Churrasqueira a gás: Ideal para apartamentos e para lugares pequenos. Por ser a gás, o equipamento não faz muita fumaça, ao contrário do carvão. Outro ponto positivo, é que é de fácil higienização, ao começar a assar a carne, deverá ser colocado um pouco de água na bandeja inferior – onde irá pingar a gordura – ao final do churrasco, retirá-la e lavar com esponja e detergente, também tendo a opção de lavar com o auxílio de uma mangueira.
Não pense que por ser a gás, o sabor da carne não fica menos saborosa por este motivo. A ausência de coifa ou chaminé facilita na hora de projetar.
Vantagens: Fácil de limpar, não faz bagunça. Prático e econômico. 
Desvantagens: Solta fumaça, mas não tanto quanto a churrasqueira de carvão.

Churrasqueira elétrica: Modelo portátil, pode ser levado para qualquer lugar. Porém, consume grande índice de energia, logo, se faz churrasco com frequência, sugiro optar por outro tipo de churrasqueira. Assim como as de gás, não produzem fumaça e são práticas e simples de limpar. Este tipo de churrasqueira deverá ser depositada sobre uma mesa, para melhor utilização. Também é ideal para espaços pequenos e principalmente para lugares menos arejados, por não fazer fumaça.
Vantagens: Fácil de limpar, não faz bagunça. Prático e sem fumaça.
Desvantagens: Custos elevados de energia por ser uma atividade demorada.

Churrasqueira de carvão: Quando falamos sobre esta churrasqueira, logo vem na mente um monte de fumaça, sujeira e principalmente, aquele cheiro horroroso que fica nos cabelos, nas mulheres em especial. É a mais barata entre as duas citadas anteriormente. As desvantagens são bastante conhecidas, além das grandes fumaças, o responsável por produzir o churrasco deverá esperar o carvão esquentar para começar o trabalho – e este processo, muitas vezes, é bem demorado. Fora que os equipamentos não são fáceis de higienizar. Mas, o sabor de uma carne feita na churrasqueira de carvão é um tremendo diferencial
Vantagens: O sabor da carne – quem optar por churrasqueira elétrica ou a gás, poderá sentir diferença no sabor. É a churrasqueira mais barata.
Desvantagens: Produz muita fumaça e são ruins de higienizar.

Após escolher a churrasqueira que melhor se encaixa na sua área de lazer, pense nos materiais que deverão ser utilizados, a bancada, os revestimentos, etc. Algumas dicas de alguns materiais para que você possa utilizar na sua churrasqueira:
-Não utilize materiais como mármore, pois são permeáveis.
-Aço inox é um bom material a ser explorado quando for montar sua churrasqueira.
-Uma opção, é utilizar materiais sintéticos, que possam imitar mármore, granito, madeira, etc..
-Tijolos também é uma opção, além de ser um clássico, fica lindo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter