X

Tendência

Chega de Dúvidas com relação à etiqueta

A etiqueta à mesa sempre gera dúvidas: como se servir? Quais talheres usar? Quais comportamentos são considerados rudes?

Publicado em 25/04/2014 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Todo evento mais formal, como um casamento, uma premiação ou mesmo um jantar profissional, pede atenção às regras de etiqueta à mesa. Confira um guia para se comportar à mesa e causar uma ótima impressão! Aproveite e tire suas dúvidas nos comentários!

Regras de etiqueta à mesa
Pode-se considerar a etiqueta à mesa mais do que apenas um conjunto de regras estabelecidas. Os bons modos à mesa mostram a sua preocupação com convidados e quem mais partilha do momento com você, além de impor uma presença muito mais elegante e respeitável. No âmbito profissional, em encontros, reuniões ou mesmo premiações importantes, a etiqueta à mesa demonstra o seu interesse, respeito e profissionalismo.

Há duas formas mais tradicional de etiqueta à mesa: o modo europeu e o modo americano, ambos usados em jantares ou almoços formais. Apesar de parecer ultrapassada, a etiqueta à mesa nunca sai de moda! Confira abaixo mais detalhes desses tipos de serviço e outras dicas para se portar na hora das refeições:

Etiqueta à mesa americana
A etiqueta à mesa americana é a mais comum e também mais moderna. Usa-se o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa no prato, sempre na parte superior e com as serras voltadas para dentro. Quando se necessita do uso da faca, troca-se as mãos: o garfo é usado com a mão esquerda e a faca passa a ser usada com a mão direita; ao final, tudo volta à posição inicial: faca em descanso no canto superior e o garfo na mão direita. O apoio do garfo pode ser feito tanto do lado direito, quanto do lado esquerdo – isso depende apenas de o convidado ser destro ou canhoto. Os dentes podem ficar virados para cima. Nunca se usa a faca como suporte para “empurrar” a comida para o garfo.

Todo evento mais formal, como um casamento, uma premiação ou mesmo um jantar profissional, pede atenção às regras de etiqueta à mesa (Foto: Divulgação)

Etiqueta à mesa europeia
A etiqueta à mesa que segue o estilo europeu é mais formal e tradicional. Esse estilo emprega o uso constante do garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. O garfo é usado sempre com os dentes voltados para baixo, a menos que essa forma seja impossível pelo formado ou textura do alimento. Pode-se usar a faca como suporte de apoio para levar a comida ao garfo, mas apenas na parte traseira do talher. Na hora de descansar os dois talheres, o garfo deverá ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito do prato.

Regras gerais de etiqueta à mesa
Independente do estilo de serviço, algumas regras de etiqueta à mesa são universais. Listamos algumas dicas abaixo:

•Toda refeição começa com a utilização dos talheres no sentido de fora para dentro da sua disposição.
•Depois do início da refeição, nunca volte os talheres para a mesa – sempre apoie-os no prato. •Apoie os talheres na hora de gesticular.
•Talheres alinhados lado a lado emitem a mensagem de satisfação ao garçom. De preferência, coloque o garfo abaixo ou ao lado esquerdo da faca.
•Todos os talheres devem permanecer na mesa, mesmo que não usados.
•As facas são exclusivas das carnes vermelhas e aves. Os peixes têm uma faca especial, que apenas ajuda a “limpar” o peixe de espinhas e peles. O restante da refeição (legumes e omeletes, por exemplo) deve ser cortada com o auxílio de um garfo. Massas e saladas nunca são cortadas e sim enroladas ou dobradas.

A etiqueta à mesa não tem segredos: na dúvida, basta prezar pela elegância e discrição. Apesar de nos nossos dias a etiqueta à mesa estar presente apenas em eventos formais, a prática e o treino tornam os movimentos naturais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter