X

Mais DL

Carboidratos para uma boa corrida

Você gosta de correr? Pois a corrida faz um bem danado para o bem estar e a saúde

Da Reportagem

Publicado em 19/03/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Só que, para correr com disposição, é indispensável que a alimentação seja feita de acordo com a maior necessidade de energia do corpo diante do esforço. Quando o organismo dispõe dos nutrientes necessários para manter seu bom funcionamento, o desempenho durante a corrida aumenta expressivamente.

Procuramos nutricionistas e preparadores físicos para dar algumas dicas para os corredores. Claro que, antes de se aventurar, é preciso consultar um médico. Chegamos à conclusão de que a melhor forma de garantir uma alimentação adequada ao seu tipo físico é com orientação profissional, uma vez que a corrida é um exercício intenso que precisa de preparação e condicionamento físico adequados.

Mesmo assim, dá para seguir dicas simples para bons resultados. Alguns alimentos ajudam e muito na corrida. Os carboidratos mantêm os níveis de glicogênio adequados. Esta substância, que é armazenada no fígado e nos músculos, é uma importante fonte de energia. Durante o exercício físico, as reservas de glicogênio são queimadas, e, caso elas não estejam disponíveis, o desempenho durante a corrida diminui e pode haver prejuízos à saúde do atleta. 

De acordo com o International Journal of Sports Nutrition, a quantidade de carboidratos a ser consumida diariamente deve girar em torno de 65% do total de calorias da dieta. Devem ser feitas de cinco a seis refeições ao dia, e, em todas elas, é necessário que haja uma fonte de carboidrato. Inclua no seu cardápio: frutas frescas, batata, batata-doce, mandioca, inhame, arroz integral, macarrão integral, granola, mel, geleias de frutas, aveia e legumes.

Devem ser priorizados alimentos fontes de carboidrato de alto índice glicêmico durante o treino. A recomendação é consumir entre 30 e 60 gramas de carboidrato por hora de treino.

A forma mais prática de repor o carboidrato durante a corrida é tomando líquidos que tenham carboidratos em sua composição, como os isotônicos. Beba líquidos imediatamente após a corrida, de preferência água e bebidas isotônicas. Só depois poderão ser consumidos sucos naturais, que ajudam a repor o carboidrato utilizado. Mas nada de repor carboidrato com refrigerante, bebida que não apresenta muitos nutrientes.

Na hora de comer, é importante repor os estoques de glicogênio muscular, ou seja, comer alimentos que fornecem glicose. Para isso, opções com alto índice glicêmico são as melhores. Uma boa pedida é incluir na refeição pós-treino salada de frutas com mel orgânico, para auxiliar nessa reposição do glicogênio muscular. Também não é recomendado comer doces após o exercício. É comum ter a vontade de devorar um doce imediatamente após a corrida, mas prefira comer alimentos realmente nutritivos e com menor quantidade de gorduras e calorias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Aquário devolve tartarugas à natureza na Laje de Santos

Nem mesmo o tempo nublado atrapalhou o evento de soltura, que teve a participação de figuras importantes dentro do nicho ambiental

Polícia

Polícia Militar apreende 235 kg de drogas em 'casa bomba' em Guarujá

Além das drogas, um fuzil calibre 556 foi apreendido, com 26 cartuchos íntegros e um deflagrado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter