Caminhão do Peixe de Guarujá recebe visita da Controladoria Geral da União (CGU)

A ação faz parte de um procedimento do Governo Federal

Comentar
Compartilhar
05 FEV 201417h41

O Caminhão Feira do Peixe, que realiza um serviço itinerante de comercialização de pescado por um preço abaixo do praticado no mercado, recebeu a visita da Controladoria Geral da União (CGU), na quarta-feira (5), no Morrinhos. No equipamento funciona o programa federal: “Apoio à implantação de infraestrutura aquícola e pesqueira”, que é uma parceria da Prefeitura de Guarujá e o Ministério da Pesca, e conta com a atuação da Cooperativa Pérolas do Guarujá (Coopeg) no seu atendimento.

Na oportunidade da visita, o analista de Finanças e Controle da CGU, Waldemar B. Fortes Júnior, foi recebido pela secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elizabete Gracia da Fonseca, e sua adjunta Maria Angélica Cruz. O representante do Governo Federal pontuou que a CGU faz auditorias e fiscalizações referentes aos recursos financeiros federais utilizados pela União, estados, municípios e entidades.

“Fiscalizamos o bom funcionamento dos programas de governo. Os dados coletados irão compor uma mostra nacional a ser consolidada pela CGU refrente à execução do programa pelo Ministério da Pesca”, esclareceu. Sobre a vistoria no desenvolvimento do programa em Guarujá, Waldemar apontou que “os exames preliminares indicam que o consumidor de pescado está sendo atingido pelo programa”, esclareceu.

Visita da CGU ao Caminhão Feira do Peixe no Morrinhos (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Transparência – A secretária adjunta Angélica Cruz explica que ação é um procedimento natural da Controladoria Geral da União de transparência na gestão pública. “Nos sentimos muito confortáveis porque estamos sendo fiscalizados. A CGU colheu depoimentos dos trabalhadores e perceberam o nosso cuidado e zelo com o equipamento e com as pessoas, o que resulta no produto levado para a comunidade. Guarujá recebe a CGU com muita segurança”, avaliou Maria Angélica.

Comprovação – Cliente cativo do Caminhão do Peixe no Morrinhos, o proprietário de um carrinho de praia, Geraldo Cândido de Lima, aprova a iniciativa. Morador do Jardim Brasil, ele aproveita as ofertas do programa. “Toda vez que estou em casa, compro peixe aqui. Gosto de corvina porque prefiro peixe ensopado. Eu mesmo gosto de cozinhar”, disse.

O Caminhão Feira do Peixe de Guarujá atende ainda aos bairros Santa Rosa, Enseada, Maré Mansa, Santo Antônio e Vila Áurea.