Continua depois da publicidade
A cidade de Brotas, no interior de São Paulo, recebeu no início deste mês o título de estância turística. O Projeto de lei havia sido assinado pelo governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro de 2013. E agora em julho foi definitivamente aprovado pela Assembleia Legislativa.
Com a obtenção do título de estância turística, de acordo com Luciana Pires, secretária de Turismo, Brotas deve receber aporte financeiro de R$ 4 milhões do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para potencializar o turismo local. “Na primeira semana de agosto, vamos lançar nosso plano de desenvolvimento turístico para captar recursos do Dade e, em seguida, dar início aos projetos de potencialização do turismo de Brotas”, anuncia Luciana.
Para Marília Rabello, gerente do Brotas Eco Resort, “na prática, Brotas já era uma estância turística, só faltava a oficialização jurídica”. E receber tal reconhecimento por meio do título gera as melhores expectativas possíveis.
“Os moradores de Brotas serão beneficiados com geração de empregos e consequentemente aumento de renda; já a iniciativa privada recebe a notícia com positividade porque as perspectivas tanto do poder público quando dos empresários de Turismo é de que o número de visitantes cresça no mínimo 10% já no próximo ano”, comenta Marília.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Brotas recebe 250 mil turistas por ano. São pessoas em busca de contato com a natureza, tranquilidade e também prática de esportes radicais: aliás, a cidade é consagrada como capital brasileira do turismo de aventura.
“Outro dado importante, fruto do recente título, é que Brotas se tornou membro legal da Aprecesp [Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo] e compõem o quadro de 70 cidades brasileiras consideradas estâncias”, diz Marília.
Continua depois da publicidade