Bósnia e Herzegovina confirma Guarujá como Centro de Treinamento de Seleções

Entre os 403 candidatos avaliados pela FIFA, a Pérola do Atlântico ficou entre as 31 que receberão uma equipe na Copa 2014

Comentar
Compartilhar
04 FEV 201412h31

Guarujá está, de fato, na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Com o término do prazo de escolha das seleções para suas sub-sedes nesta sexta-feira (31), a seleção da Bósnia e Herzegovina confirmou sua estadia na Pérola do Atlântico durante a sua preparação e o mês de disputa do principal torneio de futebol entre países.

De acordo com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a escolha da Bósnia é um motivo de grande comemoração. “Temos a Copa do Mundo como um dos grandes pilares de geração de emprego e renda para este ano e acreditamos que o megaevento seja fundamental para a Cidade”, destacou.

As tratativas com a seleção bósnia começaram após o sorteio das chaves das seleções, em dezembro. Depois do primeiro contato, representantes da equipe europeia estiveram em janeiro na Cidade para vistoriar as instalações qualificadas pela FIFA, quando pediram inclusive, um relatório mensal das atividades realizadas acerca do mundial, o que já era feito pela equipe da Prefeitura com as demais seleções que visitam Guarujá.

No último contato feito por diretor de Eventos e Competições da Associação de Futebol da Bósnia e Herzegovina Elmir Pilav, afirmou estar convencido de que Guarujá é a escolha correta para eles. A próxima visita da delegação bósnia deve ocorrer ainda em fevereiro, sem data definida.

A Cidade está no Catálogo de Centro de Treinamentos de Seleções da FIFA com o Estádio Municipal Antonio Fernandes e o Casa Grande Hotel Resort & SPA. O Estádio Antonio Fernandes, atualmente, passa por reformas e está com 70% dos trabalhos concluídos. A previsão de entrega do equipamento é em 31 de março.

Dentre os trabalhos realizados no Estádio estão remodelação da arquibancada; instalação de escritório e cabines para a imprensa; reforma dos vestiários; instalação de salas de musculação, fisioterapia, piscina e banheiras de hidromassagem; diversas salas de apoio; criação de novos e segmentados acessos às diversas áreas do estádio; construção de equipamentos de apoio para cada setor (torcida local, visitante e vip), como banheiros (masculinos, femininos e deficientes) e lanchonetes; acessos para deficientes em todos os setores do estádio, o que inclui a construção de elevador; reparos na área externa do equipamento; e um dos itens mais fundamentais: construção de novo gramado, conforme modelo estipulado pela FIFA.

Apesar de ter a Bósnia confirmada em Guarujá, a Cidade trabalhava há muito tempo para trazer uma seleção durante a Copa do Mundo. Para M. Eunice R. Leão Grotzinger, secretária adjunta de Turismo e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais – Copa do Mundo, a cidade atraiu os olhares das outras seleções devido a seriedade em que as ações foram tratadas. “Entre os 403 candidatos avaliados pela FIFA, a nossa cidade ficou entre as 31 finalistas que receberão uma equipe na Copa 2014. Recebemos as delegações inglesa, americana, belga, alemã, coreana, suíça, russa, sueca, colombiana e ganesa com o mesmo respeito e demonstrando as reais intenções o Município. Estamos felizes que Guarujá esteja na Copa do Mundo e vamos torcer para a Bósnia ir longe no mundial”, ressaltou.

Conheça a Bósnia - República dos Balcãs, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, Bósnia e Herzegovina tem como sua capital a cidade de Sarajevo, onde predominam os idiomas croata e sérvio. Em sua primeira Copa do Mundo, a seleção bósnia é comandada pelo craque o Manchester City (Inglaterra) Edin Dzeko, e pelo centroavante Vedad Ibisevic, do Sttugart (Alemanha). Ocupando a 19ª colocação no ranking da FIFA, a Bósnia está no grupo F da Copa do Mundo, com Argentina, Irã e Nigéria. Sua estreia acontece contra o time de Messi, no dia 15 de junho, no Maracanã.

Conheça a Cidade - Guarujá, que tem pouco mais de 290 mil habitantes (IBGE 2010) e área de 142,882 km2, foi emancipada em 1934 e conta com nove mil leitos distribuídos em resorts, hotéis, flats e pousadas - muitos de categoria internacional - e vasta e qualificada oferta gastronômica. Já em se tratando da temperatura média do Município, é de 30 graus C no verão e 20 graus C no inverno, localiza-se há cerca de 80 km da Capital de São Paulo e pouco mais de 100 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, podendo ser acessado por modernas rodovias, marinas, heliportos e base área metropolitana.