Contraponto

Bertioga firma convênio com Secretaria Estadual de Meio Ambiente

A parceria entre a Cetesb e a Prefeitura de Bertioga é para que haja mais cooperação técnica nas fiscalizações e licenciamentos ambientais

Vanessa Pimentel

Publicado em 05/05/2017 às 11:02

Compartilhe:

O Prefeito de Bertioga Caio Matheus recebeu ontem o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, para uma conversa com os representantes dos municípios que fazem parte do Programa Município Verde Azul e para firmar um convênio entre a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Administração.

Na prática, a parceria entre a Cetesb e a Prefeitura de Bertioga é para que haja mais cooperação técnica nas fiscalizações e licenciamentos ambientais, principalmente em relação a retirada de vegetação.  

Com isso, os processos serão realizados pelo próprio município, sem mais necessitar do consentimento do Estado e com mais rapidez.

“É uma medida de desburocratização e a Cetesb dará o apoio técnico para a Prefeitura poder desenvolver todas essas atividades”, explicou Ricardo Salles.

O Coronel Alberto Sardilli, Comandante Estadual da Polícia Ambiental, aproveitou para anunciar que, atendendo ao pedido do prefeito, o Estado conseguirá disponibilizar dez policiais militares ambientais por dia para a cidade.

“Ainda não temos uma data, mas eles virão no esquema da DEJEM, Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar, que permite que os PM´s trabalhem nas horas de folga”, finalizou.

O Prefeito Caio Matheus celebrou as duas parcerias. “Nossa cidade ganhará um reforço, porque precisamos melhorar o policiamento em Bertioga que tem cerca de 90% da área preservada. Esses policiais vão conseguir ajudar nossos agentes do DOA (Departamento de Operações Ambientais). Quanto ao convênio, será muito produtivo para acelerar os processos da Secretaria”, completou.

O evento foi realizado no Sesc Bertioga e contou também com a presença do Secretário Interino de Meio Ambiente da cidade, Marco Antônio Godoi, o presidente da Câmara, Ney Lyra, o Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho e Eduardo Soares de Camargo, Diretor Executivo da Fundação Florestal.

PMVA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A participação do município no Programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.  Bertioga já foi certificada oito vezes consecutivas com o selo do projeto.

Os municípios que quiserem participar precisam seguir dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Uso de Solo, Qualidade do Ar, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter