Continua depois da publicidade
O chá verde é a bebida mais consumida nos países asiáticos. As pessoas que o consomem naquela região conhecem seus efeitos benéficos a centenas de anos. Por outro lado, só recentemente houve o interesse no ocidente sobre o chá verde.
O chá verde é extraído a partir das folhas frescas da Camellia Sinensis, mesma planta de onde se extraí o chá preto e o chá branco. A diferença está no processo de extração.
Os efeitos benéficos do chá verde são graças aos polifenóis presentes nesta bebida. Polifenóis são os fitoquímicos que, além de darem coloração aos frutos e vegetais, também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Desde 1990, o chá verde também é visto como uma erva natural que pode melhorar o gasto energético e a oxidação de lipídios, induzindo a perda de peso. Estudos que analisaram o efeito agudo da ingestão de chá verde mostram aumento significativo no gasto energético durante o período de 24 horas. Diversas ações farmacológicas são atribuídas ao chá verde, tais como: angioprotetora (reduz as taxas do colesterol ruim) e anti-radicais livres (retardando o envelhecimento).
Continua depois da publicidade
O chá verde apresenta efeitos protetores em fases diferentes do processo da carcinogênese (processo de formação de um câncer).
Os adstringentes de catequina têm ação antidiarreica, pois se ligam e coagulam as proteínas das membranas. Esse processo dificulta a absorção e a entrada de líquido no lúmen intestinal. A teofilina da droga diminui a absorção tubular podendo aumentar o índice de absorção de líquido no intestino devido a uma desidratação extracelular provocada.
O chá verde reduz a probabilidade de desenvolvimento de doença coronariana, prevenindo a oxidação de LDL no plasma, passo importante na formação de placas de aterosclerose.
Continua depois da publicidade
Desta maneira incluem-se os seguintes efeitos ao consumo de chá verde:
Continua depois da publicidade
•Antioxidante;
•Anti-inflamatório;
•Hepatoprotetor (protege o fígado)
•Antimicrobiano;
•Hipoglicemiante; (diminui os níveis de glicose previamente elevados)
•Agente hipertensivo;
•Antimutagênico
Prof. Dr. Ricardo Zanuto - é especializado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP; especialista em Fisiologia do Exercício, Natação e Atividades Aquáticas, Fitoterapia e Acupuntura; graduado em Nutrição e Educação Física pela Fefisa. Co-autor de livros acadêmicos como: Exercício, emagrecimento e treinamento intenso: Aspectos fisiológicos e metodológicos; Desempenho Esportivo, Treinamento com Crianças em Adolescentes; Avaliação Fisiológica do Condicionamento Físico Humano; Biologia e Bioquímica: Bases aplicadas às Ciências da Saúde; Lipídeos e Exercício: Aspectos Fisiológicos e Treinamento; Atividade Física Adaptada e Saúde: da teoria à prática.
Fonte: Souza Franco Comunicação
Continua depois da publicidade