Avaliação Atuarial do Guarujá Previdência é apresentada à Administração

O consultor atuarial da VPA Soluções Atuariais elogiou a transparência e a participação da Administração na gestão do fundo de investimentos.

Comentar
Compartilhar
12 DEZ 201316h13

A prefeita Maria Antonieta de Brito, juntamente com os secretários de Administração Flávio Poli, Finanças Armando Palmieri, membros do Conselho Fiscal, de Administração e a diretoria do Guarujá Previdência, participou da apresentação do estudo elaborado pela VPA Soluções Atuarias, que apresentou o perfil do quadro funcional atual dos servidores estatutários e fez uma estimativa dos resultados dos fundos de investimento e dos servidores que começam a se aposentar pelo regime próprio em 2017. A apresentação foi realizada no dia 5 de dezembro, na sede da entidade, pelo consultor atuarial, Júlio Machado Passos.

A avaliação atuarial é uma ferramenta essencial nos institutos de previdência, por meio dela, é possível calcular receitas e despesas, bem como a projeção dos recursos que serão gastos para o pagamento das aposentadorias e pensões. Nesse cálculo, três critérios são usados: financeiro, orçamentário e limite de gastos.

O consultor atuarial da VPA elogiou a transparência e a participação da Administração na gestão do fundo de investimentos. “Aqui começou bem, tem que haver seriedade na condução do processo, caso contrário o índice atuarial não fecha. A Constituição Federal em seu artigo 202, diz que, se temos uma despesa, temos de ter uma receita equivalente”, afirmou Passos.

A apresentação foi realizada no dia 5 de dezembro, na sede da entidade. (FOTO: Roberto Sander Jr. /PMG)

A prefeita Antonieta reafirmou seu compromisso de consolidar de forma clara, transparente e responsável o Guarujá Previdência e os Fundos de Investimento. “A relação com o atuário é de confiança, ele é que vai construir os cenários das futuras aposentadorias e despesas decorrentes, é uma grande responsabilidade”, declarou.

A diretora administrativa do Guarujá Previdência, Célia Ribeiro, afirmou que o funcionalismo tem de pensar como grupo, pois os benefícios serão para todos: “É um trabalho feito com muita responsabilidade e me sinto orgulhosa de colaborar com o Guarujá Previdência”.

O cálculo do valor de uma aposentadoria é bastante complexo e o investimento necessário para a aposentadoria de um servidor é de aproximadamente 160 vezes o salário que ele recebe. Por esse motivo a responsabilidade de se gerir os recursos é muito grande. Os resultados dos investimentos e as aplicações dos Fundos de Investimento podem ser conferidos pelos servidores por meio do Portal do Servidor e do Site do Guarujá Previdência.