Notícias

Atriz Meryl Streep comemora 65 anos

Ela ganhou 18 dos principais prêmios da sétima arte no mundo: 3 Oscars, 8 Globos de Ouro, dois BAFTAs, 2 Emmys, 1 no Festival de Cannes e 2 em Berlim

Bárbara Farias

Publicado em 21/06/2014 às 15:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Meryl Streep comemora 65 anos de idade neste domingo, dia 22 de junho.  Mary Louise Streep nasceu em Summit, no estado norte-americano de Nova Jersey, e tornou-se uma das maiores atrizes de sua geração. Atriz, cantora e produtora, ela poderia justamente receber o título de dama do cinema dos EUA. Quando um filme tem Meryl Streep no elenco, a bilheteria é certa. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Há cerca de quatro décadas ela nos faz rir, chorar, odiá-la e amá-la, com suas personagens intensas, felizes, dramáticas, engraçadas e cruéis. Meryl Streep já ganhou 18 dos principais prêmios da sétima arte no mundo. Entre eles, três Oscars, oito Globos de Ouro, dois BAFTAs, dois Emmys, um prêmio do Festival de Cannes e dois do Festival de Berlim.

Meryl Streep é uma das maiores atrizes de sua geração (Foto: Divulgação)

Meryl iniciou sua carreira de atriz na década de 1970 no teatro, com passagens pelos palcos da Broadway até o estrelado no cinema.
Este ano, Meryl disputou o Oscar de melhor atriz por seu papel na comédia Álbum de Família, mas não levou. O páreo foi duro, pois suas concorrentes eram as atrizes Cate Blanchett (Blue Jasmine), Judy Dench (Philomena), Sandra Bullock (Gravidade) e Amy Adams (Trapaça), para quem perdeu o Globo de Ouro este ano. O Oscar foi para Cate Blanchett.

Continua depois da publicidade

A mãe que abandona o filho aos cuidados do pai (Dustin Hoffman), em Kramer vs. Kramer, rendeu a Meryl seu primeiro Oscar como atriz coadjuvante, em 1979. A segunda estatueta veio com a Escolha de Sofia (Sophie's Choice), em 1982, na categoria de melhor atriz. O terceiro Oscar veio com A Dama de Ferro (The Iron Lady), em 2012, quando ela incorporou a ex-premiê britânica Margaret Tatcher. Faço uso do verbo incorporar porque Meryl está brilhante no papel, falando como Tatcher, incisiva, com o seu sotaque, com os seus trejeitos e gênio indomável. Meryl está perfeita.

No Globo de Ouro, ela é rainha. Meryl ganhou oito prêmios por suas performances em Kramer vs. Kramer, na categoria melhor atriz coadjuvante em cinema, em 1979; A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant's Woman), melhor atriz de drama, em 1981;  A Escolha de Sofia (Sophie's Choice), melhor atriz de drama, em 1982; Adaptação (Adaptation), melhor atriz de drama, em 2003; Angels in America, melhor atriz em minissérie ou filme para a TV, em 2004; O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), melhor atriz em comédia, em 2007; Julie & Julia, melhor atriz em comédia, em 2010; e A Dama de Ferro (The Iron Lady) melhor atriz de drama, em 2012.

A Dama de Ferro e A Mulher do Tenente Francês também renderam a Meryl dois prêmios BAFTA. No Emmy Awards ela foi premiada por seu papel na minissérie Angels in America, em 2004, e na minissérie Holocausto, em 1978.
Em 1989, Meryl Streep foi premiada no Festival de Cannes, na categoria de melhor atriz, por seu papel em Um Grito de Coragem (A Cry in the Dark).

Continua depois da publicidade

A atriz também foi reconhecida no Festival de Berlim. Em 2003, ela ganhou o prêmio de melhor atriz por As Horas (The Hours) e o Urso de Ouro honorário em 2012. O Urso de Ouro é o maior prêmio do Festival de Berlim e um dos mais importantes do mundo do cinema, equivalente ao Oscar americano.

Em 1974, Meryl casou-se com o ator John Cazale, com quem ficou até a sua morte em 1978. Cazale interpretou Fredo Corleone, no filme O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II, e Francis Ford Coppola. Também participou de grandes filmes como The Conversation, de 1974, também dirigido por Coppola; Dog Day Afternoon (Um Dia de Cão), de 1975, onde contracena com Al Pacino.
Cazale morreu de câncer aos 42 anos de idade, em Nova York. O último trabalho do ator foi no filme The Deer Hunter (O Franco Atirador), de 1978, de Michael Cimino.

Durante as filmagens, as cenas do ator foram gravadas primeiro devido ao agravamento de sua saúde.
Após a morte de Cazale, ainda em 1978, Meryl casou-se com Don Gummer com quem permanece até os dias de hoje.
Reconhecimento

Continua depois da publicidade

O sucesso de Meryl Streep vai além dos sets de filmagens. Ela foi reconhecida pela Universidade de Indiana, neste ano; pela Universidade de Harvard, em 2010; pela Universidade de Princeton, em 2008 e pela Universidade Yale, em 1983, com doutorados honorários em artes.

Em 2011, recebeu do presidente Barack Obama, na Casa Branca, a Medalha Nacional das Artes, por sua contribuição à arte e cultura dos Estados Unidos. Durante a cerimônia de entrega o presidente afirmou ser "apaixonado" por Meryl. “Qualquer pessoa que assitiu The French Lieutenant's Woman (A Mulher do Tenente Francês) tem uma queda por ela", declarou Obama.

Em 16 de setembro de 1998, Meryl recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, localizada no número 7020 da Hollywood Boulevard.192 Cerca de dois anos antes, em 24 de setembro de 1994 deixou sua assinatura e a marca de seus pés e mãos no Grauman's Chinese Theatre.

Continua depois da publicidade

Em 2007, a atriz foi incluída ao lado de Bruce Springsteen e Frank Sinatra no New Jersey Hall of Fame, destinado a pessoas de diversas áreas nascidos no estado de Nova Jersey que contribuíram de maneira expressiva para a cultura mundial.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software