Mais DL

Atividades físicas reduzem inflamação no organismo

Todo mundo já sabe que as atividades físicas são benéficas para a saúde de uma forma geral

Da Reportagem

Publicado em 05/02/2017 às 14:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Além de conferir bem estar, a prática regular pode prevenir doenças como diabetes, obesidade, doença celíaca e fibromialgia. E um estudo recente comprovou ainda que exercícios podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Explicando sobre a inflamação: ela é sinônimo de dor, inchaço, vermelhidão e, muitas vezes, febre. Seus sintomas são disparados pelo próprio organismo, quando tenta se recuperar de uma infecção ou reparar os danos de traumas e machucados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pois bem: este estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos e publicado recentemente na revista científica Brain, Behavior and Immunity, mostrou que 20 minutos de exercício são capazes de reduzir a inflamação no corpo.

Continua depois da publicidade

O grupo de pesquisadores desejava comprovar se a prática de atividades físicas ativavam o sistema nervoso simpático do cérebro. Essa parte é responsável por acelerar os batimentos cardíacos, elevar a pressão arterial e intensificar o ritmo respiratório. E eles acreditavam que ao disparar esse sistema, ele acionaria uma resposta anti-inflamatória. Essa teoria foi comprovada com o estudo.

Para isso, os cientistas convocaram 47 homens e mulheres, que precisaram caminhar em uma esteira em intensidade moderada por 20 minutos. Eles tiveram uma amostra de sangue coletada em dois momentos: antes e depois da prática desse exercício. O que os resultados mostraram é que houve uma redução de 5% no número de células imunológicas ligadas a processos inflamatórios.

Continua depois da publicidade

A partir desse estudo, os cientistas pretendem conseguir desenvolver novos tratamentos anti-inflamatórios. E um outro lado positivo deste estudo é a comprovação de que apenas 20 minutos de atividade já é suficiente para se proteger. Para quem sofre com alguma doença ou vive no sedentarismo, não há como mais fugir e deixar de praticar exercícios.

Uma simples caminhada já pode fazer toda diferença para a manutenção da sua saúde. Vale a pena consultar o seu médico e um profissional capacitado em atividades físicas para que avaliem de que forma essa prática pode ser inserida na sua rotina, possibilitando que você consiga todos os benefícios disso.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software