Continua depois da publicidade
Há atores que não medem esforços físicos para melhor compor seus personagens, principalmente para filmes biográficos. Ashton Kutcher entrou para o clube.
Em entrevista ao Fantástico (Rede Globo), exibida no último domingo, dia 22, Kutcher disse que foi internado com problemas no pâncreas, após adotar a dieta de Steve Jobs durante sua preparação para viver o fundador da Apple, no filme Jobs, atualmente em cartaz nos cinemas.
Continua depois da publicidade
Neste período em que literalmente viveu a vida de Jobs, comendo apenas frutas, lendo livros e vendo filmes que ele assistia, vestindo-se como ele, adotando hábitos do mago da tecnologia, o ator, de 35 anos, perdeu 9 quilos.
"Antes das filmagens, segui uma dieta rigorosa, a mesma de Jobs, só comia frutas. Fui parar no hospital, tive muita dor e sérios problemas no pâncreas", revelou Kutcher.
Continua depois da publicidade
A semelhança física de Kutcher com Jobs é surpreendente no filme, tanto na juventude quanto na meia-idade. Steve Jobs morreu aos 56 anos de idade, em 2011, em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas.
Atores que se “sacrificam” em nome da sétima arte.
O “clube” dos atores que apostam alto em seus personagens dedicando-se a dietas radicais é grande. Tom Hanks, Robert De Niro, Christian Bale, Renné Zellweger, Adrien Brody, Charlize Theron, entre outros, são alguns dos atores camaleônicos do cinema.
Tom Hanks emagreceu drasticamente para dois filmes. Primeiro para interpretar um homossexual, portador do vírus da aids, no filme Filadélfia, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, em 1994. Em 2001, perdeu 20 quilos para o filme Náufrago, quando fez uma dieta à base de peixes e água-de-coco.
Robert De Niro se submeteu a uma dupla transformação em Touro Indomável, quando interpretou o boxeador Jake Lamotta. Primeiro teve que ficar “sarado” e treinar bastante para viver o lutador em seu auge. Depois, teve que interromper as filmagens por dois meses para engordar 27 quilos e filmar a fase de Lamotta depois de largar o boxe. De Niro volta a engordar em 1987 para viver Al Capone em Os Intocáveis, entrando em cena com 15 quilos a mais.
Continua depois da publicidade
Adrien Brody emagreceu 14 quilos para interpretar o pianista polonês Wladyslaw Szpilman, no drama de Roman Polanski, O Pianista. A dieta de Brody que durou seis semanas era de ovos, chá, salada e frango.
Continua depois da publicidade
Mas, o “sacrifício” mais radical e perigoso foi mesmo o de Christian Bale, perdeu 28 quilos para o filme O Operário. Ele comia uma lata de atum e uma maçã por dia.
Bale ficou literalmente pele e osso para viver um homem que sofria de insônia há mais de um ano. Meses depois, contratado para o papel de batman, em Batman Begins, Bale ganhou 50 quilos, mas não ficou gordo, o corpo anoréxico ganhou músculos.
Continua depois da publicidade
Se houvesse o Oscar de Maior Esforço Físico para um papel, as atrizes Renné Zellweger e Charlize Theron também seriam indicadas.
Renée Zellweger também ganhou peso para as aventuras românticas de uma jornalista, de 30 anos, em O Diário de Bridget Jones. Ela engordou 10 quilos. Depois perdeu tudo para participar do musical Chicago e dois anos depois ganhou 14 quilos para o segundo filme da franquia Bridget Jones – No Limite da Razão.
Já para o terceiro filme, O Bebê de Bridget Jones, lançado em 2012, que ainda não entrou em cartaz no Brasil, Zellweger voltou a considerar viver a personagem após descobrir que não terá que engordar novamente para a sequência. Neste longa, ela retorna ao peso ideal.
Continua depois da publicidade
A bela Charlize Theron engordou 14 quilos para viver a assassina Aileen Wuornos, em Monster – Desejo Assassino, que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz. Além, de ter ficado muito feia para se parecer com a serial-killer Aileen.
Continua depois da publicidade