X

Mais DL

Armazenamento e backup em nuvem: diferenças e vantagens dessas soluções

Capacidade de otimizar recursos, transformar data center, fazer atualizações automáticas, possibilitar o compartilhamento de arquivos e habilitar aplicativos de negócios modernos, a computação em nuvem tem trazido uma grande revolução para a infraestrutur

Da Reportagem

Publicado em 19/02/2017 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dentro das soluções em nuvem, existem duas que se destacam e, muitas vezes, podem ser confundidas, o armazenamento e backup em nuvem. Entenda agora, a diferença entre elas e a vantagens de cada uma.

Armazenamento na nuvem - É o envio dos dados para a nuvem. Assim, sempre que for enviado algum arquivo, por exemplo, ele será armazenado na nuvem. Essa opção de salvar dados e arquivos é um diferencial para empresa, uma vez que os espaços internos das máquinas, não serão ocupados.

A principal vantagem, é a acessibilidade, no qual permite que os usuários tenham acesse aos arquivos de qualquer lugar, hora ou dispositivo, apenas com alguns cliques e acesso à internet. 

O limite de armazenamento também é um ponto de destaque, afinal o espaço e tempo são ilimitados. O custo também é um diferencial, afinal só se paga apenas pelo que usa e quando usa. A ferramenta é completamente personalizável, conforme crescem as demandas por seu aplicativo, o armazenamento em nuvem aloca automaticamente os recursos apropriados para atendê-las.

Backup na nuvem – Já o backup em nuvem, pode ser entendido como a cópia de segurança desses arquivos. Ou seja, os arquivos presentes nas máquinas da empresa, gera uma cópia gravada em nuvem, garantindo segurança para as informações corporativas.

A vantagem dessa solução, especialmente comparada aos serviços tradicionais de backup, é o custo. Pois, não é necessário gerar gastos locais com equipamentos e mão de obra especializada, para dar manutenção nos servidores e rotinas de backup. 

Com o backup em nuvem, os servidores estão online e fora das empresas contratantes, o que reduz os custos, mas mantendo o nível de qualidade na entrega da solução.

A transferência de dados é ilimitada e segura, pois é baseada na criptografia de dados. A senha de criptografia é armazenada localmente e nunca é transmitida nem armazenada no aplicativo. Se for necessário restaurar os dados, somente o responsável tem a senha de criptografia ou chave.

Ambos serviços em nuvem são importantes, para manter os dados da empresa seguros e recuperáveis. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter