Armazenamento e backup em nuvem: diferenças e vantagens dessas soluções

Capacidade de otimizar recursos, transformar data center, fazer atualizações automáticas, possibilitar o compartilhamento de arquivos e habilitar aplicativos de negócios modernos, a computação em nuvem tem trazido uma grande revolução para a infraestrutur

Comentar
Compartilhar
19 FEV 2017Por Da Reportagem18h00

Dentro das soluções em nuvem, existem duas que se destacam e, muitas vezes, podem ser confundidas, o armazenamento e backup em nuvem. Entenda agora, a diferença entre elas e a vantagens de cada uma.

Armazenamento na nuvem - É o envio dos dados para a nuvem. Assim, sempre que for enviado algum arquivo, por exemplo, ele será armazenado na nuvem. Essa opção de salvar dados e arquivos é um diferencial para empresa, uma vez que os espaços internos das máquinas, não serão ocupados.

A principal vantagem, é a acessibilidade, no qual permite que os usuários tenham acesse aos arquivos de qualquer lugar, hora ou dispositivo, apenas com alguns cliques e acesso à internet. 

O limite de armazenamento também é um ponto de destaque, afinal o espaço e tempo são ilimitados. O custo também é um diferencial, afinal só se paga apenas pelo que usa e quando usa. A ferramenta é completamente personalizável, conforme crescem as demandas por seu aplicativo, o armazenamento em nuvem aloca automaticamente os recursos apropriados para atendê-las.

Backup na nuvem – Já o backup em nuvem, pode ser entendido como a cópia de segurança desses arquivos. Ou seja, os arquivos presentes nas máquinas da empresa, gera uma cópia gravada em nuvem, garantindo segurança para as informações corporativas.

A vantagem dessa solução, especialmente comparada aos serviços tradicionais de backup, é o custo. Pois, não é necessário gerar gastos locais com equipamentos e mão de obra especializada, para dar manutenção nos servidores e rotinas de backup. 

Com o backup em nuvem, os servidores estão online e fora das empresas contratantes, o que reduz os custos, mas mantendo o nível de qualidade na entrega da solução.

A transferência de dados é ilimitada e segura, pois é baseada na criptografia de dados. A senha de criptografia é armazenada localmente e nunca é transmitida nem armazenada no aplicativo. Se for necessário restaurar os dados, somente o responsável tem a senha de criptografia ou chave.

Ambos serviços em nuvem são importantes, para manter os dados da empresa seguros e recuperáveis.