Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quarta-feira (5)

A previsão da Secretaria da Educação é que a partir do próximo dia 10, os alunos comecem a receber os uniformes escolares

Comentar
Compartilhar
31 JAN 201412h47

As férias dos alunos da rede municipal em Guarujá estão chegando ao fim. Nesta quarta-feira (5), os mais de 34 mil estudantes matriculados nas 65 unidades educacionais da Prefeitura de Guarujá voltam às aulas. A rede é formada pelos núcleos de ensino infantil municipais, pré-escola, fundamental I e II, Centro de Atividades Educacionais Comunitárias, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, as unidades foram preparadas com muito carinho para recepcionar os alunos. “A Prefeitura realizou diversos reparos na rede municipal, para garantir segurança e conforto dos estudantes. Estamos ansiosos para a volta dos nossos alunos, e esperamos que este ano letivo seja bastante produtivo, pois temos investido na valorização e capacitação dos profissionais, assegurando a excelência do ensino no Município”.

A previsão da Seduc é que, a partir do próximo dia 10, os alunos comecem a receber os uniformes escolares. Neste quesito, os núcleos receberão o body bebê, e a educação infantil e fundamental: camiseta, short saia, bermuda, tênis e meia. Os kits escolares serão contemplados por meio de um novo processo licitatório – o anterior sofreu impugnação – que encerrou no último dia 30 de janeiro.

Na segunda (3) e terça-feira (4) serão realizadas reuniões pedagógicas para definir ações e projetos que compõem o calendário escolar. Para os alunos, as aulas iniciam na quarta-feira (5).

Educação Infantil - Na educação infantil retornam às aulas, cerca de 6.500 alunos. Para eles, a Seduc preparou um período de adaptação à rotina escolar. Nos primeiros dias, os alunos matriculados em 19 unidades de educação infantil, 14 Neims, e em 20 unidades conveniadas passarão algumas horas na sala de aula, com objetivo de prepará-los para o novo dia a dia.

Os pais e responsáveis também estão recebendo atenção especial neste início de ano letivo. Para isto, através de encontros com a equipe da unidade, a Secretaria de Educação cria oportunidades de estabelecer vínculos afetivos, em uma nova experiência de convivência.

Palestra e entrega de kits didáticos

Nestes dias 3 e 4 de fevereiro, a Seduc promove a abertura do ano letivo aos educadores de ensino infantil. O encontro ocorrerá no auditório da Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada) e vai reunir os cerca de 300 educadores dos Neims, que atendem alunos de zero a três anos.

Estes educadores foram divididos em dois dias de atividades. Na segunda-feira (3), a primeira turma das 7h30 às 11h30, e a segunda, das 13 às 17 horas. Na terça-feira (4), os 380 professores das unidades de pré-escola, que atendem crianças de quatro e cinco ano, participarão nos mesmos horários.

Ainda nos dois dias, os professores terão a palestra: “O Novo Currículo da Educação Infantil”, a ser ministrada pela professora e doutora, Vera Lúcia Anselmi Melis Paolillo. Ela é pesquisadora na área da infância e especialista em espaços para educação infantil, com vasta experiência na rede pública do município de São Paulo onde atuou como docente, diretora e também supervisora.

Além da palestra, os profissionais dos núcleos também receberão kits didáticos contendo: dois livros – um de fundamentação teórica e outro de práticas educacionais, uma agenda com as rotinas do professor e orientações curriculares e um CD com canções de ninar, natureza e músicas infantis.

Investimento - Em parceria com a Planeta Educação, a Secretaria realizou em julho de 2013, a Semana Anísio Teixeira. Na oportunidade formou 1.200 profissionais. Além disso, diretores e coordenadores pedagógicos passarão por uma formação entre fevereiro e abril deste ano.