Alimentos poderosos no combate ao diabetes

Além de atentar à alimentação, para que seja saudável e balanceada, é extremamente importante manter o corpo ativo com a prática esportiva

Comentar
Compartilhar
29 MAI 2016Por Da Reportagem14h35
Foto: Divulgação

Diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros. Nessa edição vamos falar um pouco sobre os sintomas desse mal e quais são as opções para o tratamento. O excesso de peso e o sedentarismo são alguns dos fatores que deixam a pessoa mais propensa a desenvolver o diabetes de tipo 2, que atinge os organismos com dificuldades para metabolizar a glicose.

O CicloVivo separou uma lista com cinco alimentos que podem auxiliar no combate ao diabetes. Além de atentar à alimentação, para que seja saudável e balanceada, é extremamente importante manter o corpo ativo com a prática esportiva.

Canela
Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Por possuir o polifenol MHCP, ela melhora a ação da insulina nas células, ajudando a regularizar os níveis de glicose no corpo. A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.

Linhaça
As sementes de linhaça também possuem inúmeros benefícios, sendo considerado um alimento altamente funcional. Além de proporcionar benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes. A linhaça é rica em fibras, proteína e gorduras boas. Essas propriedades ajudam a evitar os picos glicêmicos e a retardar a liberação do açúcar no sangue.

Abacate
O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja ruim. As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo. Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.

Batata doce
Este é um dos alimentos mais consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar. Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Esta batata é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio. Além disso, ela possui baixo índice glicêmico, o que faz com que o açúcar seja absorvido lentamente pelo corpo.

Cenoura
Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes. Este antioxidante ainda ajuda a melhorar a visão, facilita a digestões e ajuda a manter o bronzeado em dia.