Adeus, Sr. Spock!

O ator e cineasta Leonard Nimoy, que interpretou um dos personagens ícones de Jornada nas Estrelas, morreu aos 83 anos de idade, de doença nos pulmões

Comentar
Compartilhar
03 MAR 201503h02

Orelhas pontiagudas e sombrancelhas erguidas na face de um oficial comandante de sangue frio, com uma importante missão em sua jornada nas estrelas. O seu nome é Spock. O personagem mais famoso de Leonard Nimoy.

Nimoy fez de Spock um personagem legendário ou o oficial vulcano, de Star Trek, fez de Nimoy uma lenda na TV e no cinema? Quem é que sabe? É difícil dizer. Após o sucesso da série (1966 a 1969) e da franquia de Jornada nas Estrelas nas telonas (1979 a 1986 - elenco original), Leonard Nimoy tornou-se Spock para a sua legião de fãs e, talvez, até para ele mesmo. 

Fato é que Nimoy levou Spock para casa, mesmo contra a sua vontade. Spock ultrapassou as barreiras dos sets de filmagens. A negação e a aceitação do personagem é clara nas duas autobigrafias de Leonard Nimoy: "I am not Spock" (Eu não sou Spock), de 1975, e "I am Spock" (Eu sou Spock), de 1995.

Leonard Nimoy morreu na última sexta-feira, dia 27 de fevereiro, aos 83 anos de idade, de complicações nos pulmões decorrentes da doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD), em Los Angeles (Califórnia - EUA). A doença foi provocada por anos de vício em tabaco, embora Nimoy tenha parado de fumar há 30 anos.

Leonard Nimoy foi mais que o Sr. Spock. Versátil, ele atuou também como diretor, produtor, dublador, pintor e fotógrafo.

Na TV, além de Star Treck, Nimoy atuou na série Missão Impossível (temporadas de 1969-1971), participou de um episódio da primeira temporada de Agente 86, e do episódio "O Gorila", da série "Bonanza", em 1960.

No cinema, Leonard Nimoy dirigiu Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock (1984) e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa (1986), respectivamente terceiro e quarto longas da franquia. 

Mas, nem só de ficção científica viveu Nimoy,  a comédia "Três Solteirões e um Bebê" (1987), dirigida por ele, foi sucesso de bilheteria.

Leonard Nimoy como Spock, de Jornada nas Estrelas, fazendo a saudação vulcana (Foto: Divulgação

Um de seus trabalhos menos conhecidos é a narração do jogo Civilization IV, de 2005. Nimoy também atuou na série de TV da Fox, Fringe, no papel de William Bell.

Em 2011, dublou o filme Transformers: Dark of the Moon fazendo o autobot "Sentinel Prime", mentor e antecessor de "Optimus Prime". Em 1986, ele dublou "Galvatron" em The Transformers: The Movie.

Star Trek  - nova temporada

"Star Trek" retornou às telonas sob a direção de J.J. Abrams, em 2009, com Chris Pine (James Kirk) e Zachary Quinto (Spock). O segundo longa da nova temporada, Além da Escuridão - Star Trek, foi lançado em 2013 e contou com a participação de Leonard Nimoy como Spock.

Biografia
Leonard Nimoy nasceu em Boston, no dia 26 de março de 1931, tinha três filhos e era casado com a atriz Susan Bay. Nos últimos anos, ele se aposentou da carreira no cinema, para se dedicar à fotografia.

O Cinema DL se despede de Leonard Nimoy com a saudação vulcana de Mr. Spock, pois através de seu personagem ícone, ele vive na memória de seus fãs.
Vida longa e próspera, Sr. Spock!