X

Mais DL

A ‘empresa’ foi para a nuvem e lá a segurança é primordial!

Muitas empresas estão usando as soluções em nuvem para garantir acessibilidade dos dados, para quem trabalha a distância, por exemplo

Da Reportagem

Publicado em 22/01/2017 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Cloud Computing é um serviço que dispõe de ferramentas disponibilizadas na nuvem, ou seja, na internet. São servidores compartilhados, nos quais os usuários podem acessá-los a partir de computadores, smartphones, tablets e demais aparelhos com conexão à internet.

Com certeza, para as empresas que foram para a nuvem, o trabalho ficou mais dinâmico e a assistência técnica mais econômica, o que não significa que a segurança dos dados tenha ficado de lado, ela é primordial.

Na computação em nuvem, a segurança é um dos itens mais vantajosos, desde que seja contratado um fornecedor seguro e as obrigações de ambas as partes bem definidas. A empresa que usa as soluções em nuvem, conta com a vantagem de ter manutenções constantes, dificultando que algo de grave aconteça com os dados armazenados.

O serviço de criptografia garante que os dados, como senhas e números de cartões fiquem protegidos contra os ataques maliciosos e extravio de informações. Problema que dá muita dor de cabeça para as empresas que trabalham de forma tradicional.

Outro problema acarretado pela perda de dados é o uso e manipulação de e-mails, no qual o intruso usa de modo indevido, fazendo transações financeiras ou redirecionando seus clientes para a concorrência, o que também é evitado pela criptografia da computação em nuvem.

Com a manutenção constante, por parte da empresa que oferece serviços em nuvem, ataque de malwares, distribuição de softwares piratas e ataques DDoS — Distributed Denial of Service, são evitados com mais facilidade. A perda de dados é minimizada drasticamente, pois o servidor faz backups constantes, garantindo que os dados da empresa não sejam perdidos. Principalmente, se os dados são replicados em bases dispostas em vários lugares.

Apenas pessoas autorizadas tem acesso às informações salvas no servidor, ou seja, monitorar quem acessou arquivos se torna uma tarefa mais simples. A agilidade no processo de auditoria é otimizada, para identificar possíveis usuários e movimentações.

Você ainda tem alguma dúvida sobre segurança em Cloud Computing? 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter