Peruíbe lança programa de saúde bucal nas escolas municipais

Os profissionais de odontologia realizam visitas periódicas nas escolas municipais, onde oferecem o exame bucal

Comentar
Compartilhar
06 MAI 201311h18

Mais de 8 mil crianças que integram a rede municipal de ensino estão sendo beneficiadas com atendimento odontológico gratuito nas escolas de Peruíbe. A ação faz parte do programa Saúde Bucal, uma iniciativa lançada pela Prefeitura de Peruíbe que busca garantir a prevenção e o tratamento adequado para alunos que estão matriculados nos ensinos infantil e fundamental.

Nesse trabalho, os profissionais de odontologia realizam visitas periódicas nas escolas municipais, onde oferecem o exame bucal – também chamado de triagem – para avaliar as condições de saúde e avaliar a necessidade de tratamento dentário.

Os exames são realizados seguindo as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, classificando os indivíduos com relação ao risco de cárie e doenças gengivais (grupos de riscos). Esta classificação facilita a identificação de necessidades mais urgentes e auxilia o planejamento de ações no serviço odontológico.

Com base no resultado do diagnóstico, o dentista também orienta os alunos sobre a importância da escovação correta dos dentes, a alimentação e outros detalhes fundamentais para manter a saúde bucal. Em alguns casos, o especialista pode recomendar a aplicação de flúor, na própria unidade escolar, que contribuiu para reduzir a ocorrência de cárie de 60 a 80%. A partir da avaliação do profissional, os alunos são encaminhados à unidade de saúde para receber o atendimento odontológico mais rigoroso.

Para reforçar o trabalho de prevenção, a equipe médica também dará atenção especial para orientar profissionais da educação, pais e monitores que atuam junto às crianças. O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal. A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais.

Os exames são realizados seguindo as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (Foto: Divulgação)

Com o lançamento deste novo projeto, a Prefeitura mostra o seu compromisso com o serviço de Saúde Bucal, que, além de garantir a qualidade de vida da população, também serve para reduzir a demanda de atendimentos nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a prefeita de Peruíbe, Ana Preto, a extensão do serviço de odontológica é uma importante conquista para o atendimento de saúde no Município: "Ao receber o atendimento da equipe odontológica, as crianças terão mais facilidade para aprender os cuidados com a saúde bucal. E esse trabalho será feito de forma dinâmica e interativa, para facilitar o aprendizado”.

Segundo ela, o trabalho de prevenção é fundamental para evitar doenças e garantir o bem-estar da criança: “O cuidado com a saúde bucal é imprescindível para reduzir o risco de doenças cardíacas,  perda de memória, infecções e inflamações, entre outras doenças. Além disso, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa. Por isso, a nossa meta é fortalecer cada vez mais esse projeto”.

Colunas

Contraponto