Banner gripe

INSS alerta segurados contra novo golpe aplicado por telefone

Golpistas estão entrando em contato com os segurados do INSS, geralmente idosos, alegando que estes possuem uma quantia para receber referente ao Plano Collor

Comentar
Compartilhar
22 FEV 201509h33

Cada vez mais os estelionatários e fraudadores estão invistindo seus golpes contra aposentados, pensionistas e idosos. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) está fazendo um novo alerta aos aposentados e pensionistas para que tenham cuidado com golpes aplicados por meio de ligações telefônicas.

É que os criminosos estão, mais uma vez, agindo usando o nome do INSS para aplicar golpes e as vítimas, geralmente pessoas idosas e ingênuas, acabam caindo no golpe, pensando que possuem valores a receber.

Esses criminosos, segundo o CNPS, entram em contato com os segurados, via telefone, alegando que estes possuem uma quantia para receber da Previdência Social, referente a diferenças do Plano Collor.

Na maioria dos casos, os crimes são praticados porque o fraudador, conseguiu obter informações pessoais do próprio segurado se identificando como funcionário do CNPS.


-Segurados podem também denunciar os estelionatários nos postos do INSS (Foto: Luiz Torres/DL)

Quando a vítima cai no golpe, é direcionada para fazer um depósito bancário, como adiantamento de honorários “pelo serviço a ser prestado”, e depois fica aguardando por um aviso, em sua residência, que nunca chegará, sobre o valor do dinheiro que teria direito de receber.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) informa ainda que tem por objetivo debater políticas de Previdência Social e não efetua pagamentos nem processa solicitações de benefícios.

“Pedimos para que os segurados contatados informem à Polícia e à Ouvidoria da Previdência Social, por meio da Central Telefônica ‘135’”, informa o CNPS. E alerta: “Isso é apenas mais um golpe. Não caiam, pois esse tipo de contato por telefone não é rotina da Previdência”.

Cobap

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) está fazendo também o mesmo alerta a todos os aposentados do Matheus Tagé/DL País. O presidente da entidade, Warley Martins, enviou comunicado sobre o golpe, fazendo alerta para que aposentados e pensionistas fiquem atentos e, se possível, façam a denúncia ou procurem a Previdência Social ou a própria polícia, caso recebam telefonemas dos golpistas.

Colunas

Contraponto