Dia do Idoso é comemorado com atividade física na Usafa Jardim Progresso

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

Comentar
Compartilhar
02 OUT 201412h20

Na manhã da quarta-feira, 1º de outubro, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Progresso realizou uma caminhada em comemoração ao Dia do Idoso. Cerca de 30 idosos que fizeram alongamentos, caminharam e ainda receberam atendimentos rápidos. A ação também comemorou o fim do Mês do Coração. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde.

A programação do evento começou com uma caminhada. Os participantes saíram da Usafa, seguiram até a Rua Plínio Passos, passando pela Avenida João Batista Furlani, e retornando à unidade. Após a caminhada, os enfermeiros, agentes comunitários da saúde, médicos e professores de educação física dedicaram o tempo livre para passar alongamentos para os idosos. Os profissionais da saúde presentes também dedicaram tempo para aferir a pressão arterial dos pacientes.

A ação do Dia do Idoso também contou com duas palestras na terça-feira (30), sobre as "Alterações fisiológicas do envelhecimento" e as "Doenças que predispõem à queda", que trataram de queda de idosos e seus problemas a curto e longo prazo.

(Foto: Divulgação/PMG)

A enfermeira, Maria Luiza Pereira Cangussu, do Instituto Corpore, contou que o objetivo da ação é "priorizar a saúde do idoso". Ela acrescenta que a Usafa sempre traz alguma atividade para a comunidade, e que no caso do dia do idoso é preciso ter um cuidado maior. "Sempre que possível, estamos aferindo a pressão arterial dos idosos e checando outros fatores que precisam de atenção na terceira idade", explica a enfermeira.

O aposentado João Roberto Filho, de 72 anos, disse que gostou da iniciativa da Usafa. "Ótima a ideia da unidade de levar os idosos para uma caminhada. Isso contribui com a nossa saúde", ressaltou o aposentado, que está sempre presente nos eventos da unidade. "Fui à palestra sobre as quedas e me preocupei por saber que esse problema pode ser constante na minha idade. Por isso, estou sempre nas atividades da Usafa e praticando esportes", afirma ele, que pratica vôlei.

Ao fim da ação, a Usafa preparou uma comemoração pelo fim do Mês do Coração, que agrupou tanto o Dia do Idoso quanto outras atividades.

A unidade também realiza caminhadas nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 9 horas. Para participar é preciso comparecer à Usafa no horário da atividade com roupa adequada.