Etecs Praia Grande e São Mateus recebem o Startup in School Google CPS 2017

O projeto é uma parceria entre o Google, que patrocina o Startup in School em escolas públicas desde 2016

26 MAI 2017 • POR • 16h04

O Startup in School, programa de iniciação em empreendedorismo tecnológico para alunos do ensino médio, chega em 2017 à sua segunda edição. O projeto é uma parceria entre o Google, que patrocina o Startup in School em escolas públicas desde 2016, a consultoria Ideias de Futuro e o Centro Paula Souza (CPS).

Oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo participam de uma competição na qual os estudantes precisam criar um aplicativo que cause impacto social. Nos dias 20 e 27 de maio, acontecem as edições do Startup in School nas Etecs Praia Grande e São Mateus (Zona Leste de São Paulo). Nas duas escolas os alunos esgotaram as inscrições em menos de dois minutos (na Etec Praia Grande, em poucos segundos).

Jaciara Cruz, diretora geral da Ideias de Futuro, explica que “em 2017, além das atividades com os alunos, todas as Etecs participantes terão um workshop sobre como os professores podem trabalhar competências empreendedoras em sala de aula, fortalecendo ainda mais o impacto do programa na escola”.

Na primeira etapa das atividades, os participantes têm o desafio de desenvolver novos produtos, analisar o público-alvo e fazer a concepção do protótipo do aplicativo utilizando a metodologia Design Sprint, criada pelo Google. Os estudantes também participam de uma oficina de programação e estruturam um modelo de negócios.

Em cada uma das Etecs são realizadas adicionalmente atividades para os professores sobre como utilizar metodologias do Startup in School em disciplinas regulares e outros projetos, fortalecendo a cultura empreendedora dentro da escola.

As equipes vencedoras de cada escola competirão em uma semifinal online. Desta etapa, sairão as quatro finalistas que participarão de um Day Camp de aceleração no Google Campus São Paulo. No mesmo dia ocorre a grande final, que definirá os dois vencedores. Os campeões receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos e acesso a especialistas do Google.

Um Novo Mundo de Aprendizado

A edição 2016 envolveu dez escolas e mais de 500 alunos participaram do programa. Os grupos vencedores foram Walp, da Etec de São Caetano do Sul, que tem como objetivo conectar ONGs com pessoas do entorno que desejam ajudar. O SOS Fácil, da Etec Sebrae, que é um dispositivo para facilitar o acesso de serviços de emergência pelo celular para idosos que moram sozinhos. E o Do2Gether (Etec Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente) que pretende reunir pessoas desconhecidas para a prática de esporte.

Integrante desse último grupo, Adriano Fróes, destaca o “novo mundo de aprendizado” conquistado através de sua participação no Startup in School. Sidney, que também faz parte do Do2Gether, diz que acredita na viabilidade comercial do App “por conta da essência social e grande possibilidade de público-alvo”. 

Além das edições das Etecs São Mateus e Praia Grande, o Startup in School 2017 ainda acontecerá nas Etecs Albert Einstein e Mauá (dias 12 e 19 de agosto).

Mais informações

Google - Paulo Rodrigues - google@ketchumbrasil.com - 5090-8900

Ideias de Futuro - Felipe Madureira - felipe.madureira@iaebrasil.com.br - 949 727 910

Centro Paula Souza - Juliane Freitas - imprensa@cps.sp.gov.br - 3324-3356


Etec Praia Grande – Praça 19 de Janeiro, número 144 – Boqueirão/Praia Grande 

Etec São Mateus - R. Soledade de Minas, 87 - Jardim São Cristóvão /São Paulo