Solução high tech permite avaliar estado dos cabelos

Alguns salões apostam no tricoscópio, um aparelho portátil ideal para ajudar na análise capilar

7 MAI 2017 • POR • 15h50

Manter os cabelos saudáveis é uma tarefa importante para profissionais da beleza. Mas o trabalho começa em casa. Além de novas tecnologias e produtos, é fundamental que estejam atentos ao couro cabeludo e à qualidade dos fios. Por isso, alguns salões apostam no tricoscópio, um aparelho portátil ideal para ajudar na análise capilar, contribuindo para que a saúde e a beleza das madeixas caminhem juntas.

O aparelho permite verificar o estado do couro cabeludo e também da fibra do cabelo. Permite avaliar a densidade capilar e a variação dos diâmetros das hastes foliculares.

“Toda vez que fazemos a análise temos a possibilidade de entender o que acontece no couro cabeludo, onde fica a matriz de cabelo. Precisamos dar atenção especial a ele. Se não estiver saudável não vai produzir um fio de qualidade”, alerta a hairstylist Edy Prates Martins, proprietária do salão EdyStilo, em Praia Grande. Ela é adepta do uso do aparelho e afirma usá-lo para avaliar as condições dos fios e do couro cabeludo antes de químicas.

Com o equipamento é possível medir a densidade da haste capilar, o estado do poro, o brilho e os danos das cutículas. “O aparelho permite como ver os cabelos que caíram e como ver os cabelos que estão danificados. Assim, conseguimos saber com maior precisão que tipo de química usar ou se é melhor abrir mãos de processos químicos”, afirmou Edy.

O aparelho permite ver a cor do couro cabeludo, se está pálido, avermelhado ou com manchas, lesões. Assim é possível avaliar secreções, acúmulos e resíduos – oleosidade, caspa, resíduo de produtos cosméticos e medicamentos.

A sondagem com ares “high tech” envolve exames de imagem, com o uso de lentes de aumento, câmeras e um aparelho chamado dermatoscópio digital, que permitem visualizar, sem retirar um fiozinho da cabeça, desde alterações externas da fibra até doenças do couro cabeludo.

“Em casos mais graves, orientamos a cliente a procurar um médico dermatologista. É uma excelente opção para quem quer tratar os cabelos sem abrir mão da saúde dos fios”, disse a cabeleireira.