Operação apreende mais de 700 kg de cocaína no Porto de Santos

A droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia da Polícia Federal em Santos, que prosseguirá com as investigações

26 ABR 2017 • POR • 11h46
Mais de 700 kg de cocaína foram apreendidos - Divulgação/Receita Federal

Na madrugada desta quarta-feira, (26), ocorreram duas ações que culminaram com a apreensão de 722 quilos de cocaína. 

Na primeira delas, a Receita Federal, em um trabalho de cooperação entre a sua Alfândega no Porto de Santos e a Delegacia de Polícia Federal de Santos, flagraram trabalhadores portuários ocultando em seus corpos 32 quilos da droga, na tentativa de embarcá-las em um navio atracado no cais. Nesta ação as equipes depararam-se com uma nova forma, buscada pelos traficantes, de ocultação e envio dos entorpecentes. 

Na segunda delas, dentro de um contêiner carregado com sacas de açúcar destinadas ao porto de Antuérpia / Bélgica, foram encontrados 690 quilos. O contêiner era monitorado pela Polícia Civil e as equipes da Receita Federal e da Polícia Federal providenciaram a abertura e apreensão dos entorpecentes. 

A forma como a droga foi encontrada dentro da unidade de carga sugere o emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual o entorpecente é inserido em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário. 

O resultado da décima-terceira operação do ano foi a apreensão de 722 quilos de cocaína e na prisão de sete estivadores e um caminhoneiro. 

A droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia da Polícia Federal em Santos, que prosseguirá com as investigações. 

Quantidades apreendidas: 

2016 – 10.622 quilos, em 22 operações 
2017 -    6.168 quilos, em 13 operações