Terracom é habilitada para recuperar vias em Guarujá

Em até duas semanas, a Prefeitura deverá dar início à manutenção e recuperação de vias

13 ABR 2017 • POR • 10h00
A Prefeitura de Guarujá está sem contrato para o serviço de tapa-buracos desde março do ano passado - Luiz Torres/DL

Um problema que assola Guarujá há pelo menos um ano está próximo de ter um fim. Em até duas semanas, a Prefeitura deverá dar início à Operação Buraco Nunca Mais, que prevê a realização de serviços contínuos de manutenção, recuperação e restauração da pavimentação das vias do município.

A Administração Municipal realizou ontem a sessão de abertura dos envelopes do pregão. Foi habilitada a empresa Terracom Construções Ltda. cuja proposta chegou ao valor de R$ 3,140 milhões após negociação.

O certame teve o comparecimento de duas interessadas, mas verificou-se, após consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que a outra proponente encontra-se inidônea com base no art. 87, inciso 4º, da Lei 8.666/93. Essa empresa tem até a próxima quarta-feira (19) para apresentar recurso, que pode ser analisado no mesmo dia. Estima-se que em duas semanas o processo esteja concluído e o contrato assinado.

A Prefeitura está sem contrato para o serviço de tapa-buracos desde março do ano passado - quando também não foi destinado orçamento para este fim, o que gerou problemas em praticamente toda a cidade.

Antes mesmo de assumir a gestão, o prefeito Válter Suman colocou a resolução do problema como prioridade. Para isso, cortou despesas - sem prejuízo dos serviços, e direcionou recursos do orçamento com este objetivo, conseguindo R$ 4 milhões para a realização da operação.

‘Avança Guarujá’. Porém, devido ao período em que a cidade ficou sem tapa-buracos, a Prefeitura precisará de ajuda para recuperar o tempo perdido. Por isso, para agilizar e até ampliar o serviço, paralelamente ao processo licitatório está sendo publicado nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial do Município, o 1º chamamento público do Programa Avança Guarujá – anunciado pelo prefeito durante a prestação de contas de 90 dias de seu governo, no último dia 5.

Segundo o secretário de Coordenação Governamental de Guarujá, André Figueiras Noschese Guerato, neste primeiro edital as pessoas jurídicas e físicas serão chamadas a fazer doações especificamente para o serviço de tapa-buracos, a fim de ajudar na execução dos trabalhos. Os interessados em colaborar terão 10 dias para se manifestar.

É importante ressaltar que a contribuição não é feita em dinheiro, mas sim com a doação dos materiais necessários – neste caso, por exemplo, concreto asfáltico usinado, emulsão, bica corrida, bloquete/piso intertravado de concreto (modelo sextavado) e pó de pedra, por exemplo.

“Nesses três meses e meio, em tempo praticamente recorde, o prefeito reuniu recursos, realizou licitação e contratará a empresa para a realização do serviço. Agora, pede a colaboração da iniciativa privada para também fazer sua parte. Quem colaborar terá seu nome divulgado como parceiro da Prefeitura em todos os meios de divulgação da Administração (site, redes sociais, Diário Oficial) e também nos eventos oficiais”, afirma Guerato.