Documentário Califórnia Brasileira será lançado no Cine Roxy

Estreia do longa sobre cena hardcore santista dos anos 90 terá ainda show ao vivo ao lado do Cine Café

11 ABR 2017 • POR • 17h12

O documentário “Califórnia Brasileira – O Hardcore Punk em Santos – 1991 a 1999” será lançado na próxima terça-feira, dia 18, no Cine Roxy 5, repetindo a parceria dos diretores com o cinema no projeto Cine Rock-Se. Às 20h30, acontecerá pocket-show com a banda Sonar no hall de entrada do cinema, ao lado do Cine Café. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Depois, às 22h, na sala 5, acontecerá a estreia do longa-metragem. A entrada também é gratuita, por ordem de chegada, com sala sujeita à lotação.

Nos anos 1990, devido à enorme quantidade de bandas independentes em atividade, ao grande público presente nos shows, e claro, à sua geografia, Santos ganhou o apelido de “Califórnia Brasileira”. Aprovado por uns, rechaçado por outros, o fato é que o apelido pegou e a importância do cenário local neste recorte histórico é inegável.

Em uma década, a cidade exportou nomes como Garage Fuzz, Safari Hamburguers, White Frogs, Sociedade Armada, The Bombers, Sonic Sex Panic, Blind e outros grupos de hardcore e punk rock. E importou em tempo real as principais tendências desses segmentos musicais dos EUA, chegando ao ponto que tais estilos fossem a principal música jovem da cidade em meados da década de 1990, tudo isso aliado a muito surf e skate.

“Califórnia Brasileira – O Hardcore Punk em Santos – 1991 a 1999” acompanha esse período e retrata as peculiaridades da cena local sob a visão e direção de Rodiney Assunção e Wladimyr Cruz (“Woodstock - Mais que uma loja”, “Uma Nova Onda de liberdade”), dupla responsável pelo longa “Os Portais Do Inferno Se Abrem: A história do Vulcano”.

O filme

Durante suas duas horas de duração, o filme leva o espectador a uma viagem no tempo e uma imersão na época que marcou a história da cidade e de pelo menos duas gerações de jovens que pautaram - e pautam - suas vidas na música e na ética punk.

Com depoimentos e muitas imagens de arquivo, o documentário mostra o que foi a produção musical e cultural do período e se propõe a registrar uma das muitas visões possíveis de um movimento plural e até hoje inspirador.

Seu trailer foi lançado em novembro de 2016, durante o 1º Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos.

“Califórnia Brasileira” foi produzido de maneira 100% independente, feito a partir de recursos próprios, sem apoio ou verbas pública ou privada, característica já conhecida da dupla de diretores/realizadores.

Após a estreia no Roxy, o filme será exibido em espaços alternativos. Uma versão home vídeo, em DVD com extras, também será lançada em junho.