Receita Federal apreende 760 kg de cocaína em cargas de fubá

Com a apreensão desta quarta-feira (14), chega a três toneladas a quantidade de cocaína apreendida no Porto de Santos neste ano

15 FEV 2017 • POR • 18h15
A droga estava dividida em dois contêineres e teria como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica - Divulgação/Receita Federal

A Alfândega da Receita Federal apreendeu nesta quarta-feira (14) 760 quilos de cocaína em dois contêineres contendo fubá de milho no Porto de Santos. Neste ano, o total de cocaína apreendida no cais santista chegou a três toneladas em cinco ações. Em todos os casos o destino era a Europa.

De acordo com o setor de comunicação social da Receita, a ação desta quarta fez parte da operação “Sport Bags”, coordenada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e pela Organização Mundial de Aduanas (OMA).

No primeiro contêiner havia 12 bolsas contendo cocaína, enquanto no segundo, 15. A Polícia Federal (PF) vai apurar em inquérito quem são os responsáveis pela droga.

O modus operandi utilizado foi da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual a droga é inserida em uma carga regular sem o conhecimento do proprietário. Este modo de atuação de traficantes é recorrente no cais santista.

Antuérpia

O destino da cocaína seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Em outras duas apreensões neste ano o destino era o mesmo. Em outros dois casos estavam previstas baldeações no Porto de Antuérpia, mas os destinos finais eram os portos de Izmir e Gebze, ambos na Turquia.