Semana de Arte Moderna: atividades artísticas e literárias no Museu do Café

No dia 18 de fevereiro, ações relembram importante evento cultural ocorrido em 1922

14 FEV 2017 • POR • 20h00
Atividades acontecem no Museu do Café - Divulgação

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um divisor de águas na cultura do nosso País. Em um período em que artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão, o evento foi uma explosão de ideias, que mostrou as novas tendências artísticas já vigorantes na Europa. Para celebrar esse momento tão importante para o Brasil, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove atividades gratuitas voltadas para as artes e literatura no dia 18 de fevereiro.

Abrindo a programação, o arquiteto e artista plástico Paulo von Poser e a professora Claudia Braga realizam, às 11h, a intervenção artística “Desenhando o Museu do Café”, onde os participantes serão envolvidos na produção de desenhos da fachada do edifício da Bolsa Oficial de Café.

Continuando a programação, a partir das 14h, o artista plástico Rodrigo de Carvalho realiza a oficina “Construindo e Desconstruindo a Figura Humana”. Baseada em artistas do movimento modernista brasileiro, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall, entre outros, a atividade transmite noções básicas de desenho e construção da figura humana. Por fim, um Sarau Literário, às 16h, promove uma roda de conversa sobre literatura e poesia com o professor Sergio Manoel Rodrigues.

Todas as atividades são gratuitas e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail educadores@museudocafe.org.br.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir do mês de dezembro até abril, o Museu do Café funciona também às segundas-feiras, das 9h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.