Novo Star Wars traz referências a antigos personagens da saga

Rogue One chega nesta quinta (15) aos cinemas com uma nova história de luta entre os rebelados da Força e o lado negro, então liderado pelo vilão Darth Vader

14 DEZ 2016 • POR • 15h04
Rogue One chega nesta quinta (15) aos cinemas com uma nova história de luta entre os rebelados da Força e o lado negro, então liderado pelo vilão Darth Vader - Frame/Rogue One

Filme mais aguardado do ano, o ótimo "Rogue One: Uma História Star Wars" vai matar a saudade dos fãs da saga "Guerra nas Estrelas" e ainda deve fazer com que um novo público passe a acompanhar a sequência.

Com título que faz referência à nave usada pelos rebeldes, o longa chega nesta quinta (15) aos cinemas com uma nova história de luta entre os rebelados da Força (os mocinhos) e o lado negro, então liderado pelo vilão Darth Vader. A trama é estrelada pela atriz inglesa Felicity Jones, como Jyn, e tem uma história independente -mas que se torna muito mais emocionante com o conhecimento de toda a história e dos antigos personagens da saga.

Até hoje, oito filmes já passaram pelos cinemas. Agora, o novo "Rogue One" conta, com mais detalhes, o momento em que o vilão Darth Vader recruta engenheiros para construir a arma mais poderosa que já criou, a Estrela da Morte. A esfera gigantesca tem o poder de destruir planetas inteiros com um único disparo. Assim, o vilão poderá aniquilar a resistência de rebeldes que surgirem por toda a galáxia.

A história começa na infância de Jyn, quando Darth Vader captura o pai da jovem, Galen Erso (Mads Mikkelsen), para que ele o ajude a construir a arma. Jyn consegue fugir com a ajuda de Saw Gerrera (Forest Whitaker) e se torna alvo da Aliança Rebelde, que pretende usá-la como isca para capturar Galen Erso e impedir que a Estrela da Morte seja ativada.

Contrariada, Jyn viaja com Cassian (Diego Luna) e o robô K-2SO para encontrar o pai e destruir a arma. Com belas cenas de batalhas interestelares, como é costume na saga, os mocinhos dão uma nova esperança à Aliança Rebelde.

A saga

Os oito filmes da saga já lançados não contam a trama de forma linear. A luta do bem contra o mal vai e volta no tempo. Mas é possível entendê-los na sequência cronológica, e não na ordem em que foram lançados.

Nos anos 1970, o público foi apresentado aos mocinhos Luke Skywalker (Mark Hamill), princesa Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford), lutando contra o vilão Darth Vader. Até então, o filme era chamado só de "Guerra nas Estrelas".

É no fim dos anos 2000 que o público descobre a origem de Darth Vader: ele já foi um jedi, mas se corrompeu. A trama de "Rogue One" se passa em uma das diversas batalhas travadas pelos rebeldes contra o Império -comandado pelo vilão.