Itanhaém celebra Festa da Padroeira nesta quinta-feira (8)

O Município celebra a data com várias programações que tiveram início ainda em novembro com procissões, novenas e missas

7 DEZ 2016 • POR • 23h30
Missas, procissões e quermesse marcam as comemorações em homenagem à santa

Nesta quinta-feira (8) é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Itanhaém. O Município celebra a data com várias programações que tiveram início ainda em novembro com procissões, novenas e missas. E nesta quinta-feira (8) as comemorações começam às 10 horas com uma missa solene e coroação da santa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1.200, no Centro.

Às 17 horas acontece mais uma missa solene na mesma igreja, de onde os fiéis seguem em procissão, às 18h30, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, até a Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada na Praça Narciso de Andrade, s/n, Centro. Depois, a imagem será levada ao Convento Nossa Senhora da Conceição, onde receberá a benção do santíssimo.

Ainda no dia 8, das 12 às 14 horas, haverá um almoço beneficente no Centro Comunitário, localizado na Avenida Rui Barbosa, 400, no Centro. A festa continua até o dia 10 com quermesse no Centro Histórico, a partir das 18 horas, e apresentações culturais. Nesta quinta-feira (8) ainda haverá duas apresentações musicais: Dione Lira e Roberto e Ariel, a partir das 21 horas. Na sexta (9) será a vez de Inaya Gueto e encerrando a festa, no sábado (10), o agito fica por conta da cantora Patrícia Mendes e banda. 

História

Itanhaém ajudou a introduzir o culto Mariano no Brasil, destacando-se a secular imagem da “Virgem de Anchieta”, que, segundo a história, é a imagem em que o Beato José de Anchieta se inspirou para compor o “Poema à Virgem”.

Com a fundação da Paróquia, em meados de 1561, a festa passou a ser organizada, sob a orientação da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Essa tradição folclórico-religiosa foi perpetuada por meio de rituais e celebrações.