Onde mora a felicidade?

Perdidos em meio a tantos afazeres diários, quase nunca paramos para pensar se realmente estamos nos sentindo felizes, alegres e satisfeitos

4 DEZ 2016 • POR • 14h50
Divulgação

Essa música, que nos faz recordar dos bons momentos de nossa infância, apresenta de forma clara o que vivemos atualmente. Afinal, onde foi morar a tal da dona felicidade?

Perdidos em meio a tantos afazeres diários, quase nunca paramos para pensar se realmente estamos nos sentindo felizes, alegres e satisfeitos.

Muitas vezes, um vazio existencial toma conta de nós, fazendo com que os dias passem acinzentados e sem graça.

Quando nos deparamos com estes momentos, normalmente fazemos uma pausa, e lembramos que, na verdade, nossa intenção era de apenas sermos felizes.

O conceito de felicidade é bastante subjetivo, pois representa algo diferente para cada um de nós. Para muitos, o carro do ano, dinheiro e casa própria é sinônimo de realização. Já para outros, considerados mais românticos, amar e ser amado torna a vida colorida e é a equação ideal.

A busca da felicidade também se modifica, de acordo com o momento em estamos vivendo. Para os jovens, fazer uma faculdade, ter amigos e construir família demonstra satisfação. Já para os mais idosos, saúde perfeita, filhos bem criados e longevidade são itens importantes.

Uma ferramenta fundamental para auxílio à busca da felicidade é o autoconhecimento. Com ele, podemos identificar o que nos motiva e nos impulsiona, fazendo com que a plenitude se torne mais próxima.

Quando o assunto é ser feliz, uma boa música pode ajudar bastante, pois ela é capaz de melhorar o humor de uma pessoa em poucos instantes.

As experiências positivas que vivenciamos também são muito importantes. Viver uma experiência positiva, como ir a um show, conversar com um amigo, ou realizar uma viagem, comprovadamente é capaz de gerar alegria.

Vale lembrar que é imprescindível manter o otimismo, mesmo diante de situações difíceis. De que forma você pode enxergar a situação atual de maneira mais positiva, propositadamente buscando alegria e momentos mais satisfatórios?

Segundo algumas pesquisas realizadas recentemente, ter boas relações com as pessoas ao nosso redor faz bastante diferença quando o assunto é a satisfação com a vida.

Manter relacionamentos saudáveis, onde o afeto é presença garantida, pode garantir inclusive melhoras em nossa saúde. Por isso, mantenha-se conectado à sua família, aos amigos e à comunidade onde você vive.

Quando sentimos que “fazemos parte” de algo maior, naturalmente nos sentimos mais realizados.

Para finalizar, lembre-se de que felicidade é uma escolha. É decidir ser. Então, eu te faço uma proposta: que tal dar ouvidos ao que o anjo diz na música e simplesmente se permitir ser feliz ?

“Até que um anjo me disse, que ela existe
Que é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito o amor é feito
É só você se entregar
E você vai ser muito feliz, 
É só na vida acreditar
E você vai ser muito feliz,
É só na vida acreditar.”

Dicas valiosas

- Se você está vivenciando algum problema que acredita estar impedindo a sua felicidade, pense em uma solução e identifique o que pode ser melhorado, mesmo que seja a médio ou longo prazo.
- Está se sentindo triste? Pense em algo que gosta muito de fazer e que possa ser feito imediatamente, para melhorar o seu astral. Pode ser tomar um sorvete, assistir um filme ou sair para passear. Sinta-se bem no momento presente.
- Procure estar sempre perto de pessoas onde você se sinta acolhido, como um familiar ou um amigo. Busque relações em que você sinta que o afeto é verdadeiro.