TST debate hoje e amanhã reforma trabalhista e sindical

A direção do TST aguarda a presença de sindicalistas, do STF, juízes do trabalho, advogados, entre outros integrantes dos setores da sociedade

24 NOV 2016 • POR • 11h02
Advogada Telma Rodrigues da Silva diz que seminário trabalhista no TST será um aprendizado - Rodrigo Montaldi/DL

O financiamento da atividade sindical, a preservação da CLT e os 75 anos da Justiça do Trabalho estarão sendo debatidos, hoje e amanhã, no seminário internacional promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A direção do TST aguarda a presença de sindicalistas,  do STF, juízes do trabalho, advogados, entre outros integrantes dos setores da sociedade.

O tema de abertura “Os 75 anos da Justiça do Trabalho: Conquistas e Mudanças”, será desenvolvido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. Já a “Crise Econômica e Reforma Trabalhista na Europa”, terá como palestrante o professor Pedro Romano Martinez, da Universidade de Lisboa, e ocorrerá na sexta-feira.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira confirmou presença e fará parte da mesa   durante solenidade de abertura do seminário. Essa será a segunda etapa do seminário, que teve a primeira edição realizada nos dias 27 e 28 de agosto na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (RJ).

Além da finalidade comemorativa, a proposta do encontro é a de discutir temas atuais referentes às relações de trabalho, como os métodos consensuais de composição de conflitos, e os riscos e desafios do Direito do Trabalho no Brasil atual.

O evento na sede do TST – Plenário Ministro Arnaldo Süssekind e é promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (Enamat).

Destaque

Entre os vários temas do seminário, alguns merecem destaque por envolver diretamente a área trabalhista e sindical. É o caso do tema Crise Econômica e Reforma Trabalhista na Europa, que será desenvolvido na sexta-feira pelo Professor Doutor Pedro Romano Martinez, da Universidade de Lisboa, que vai esclarecer como ocorreram as reformas em países europeus­.

Outros dois temas

Os 73 anos da sua modernização e Reforma Sindical e Meios de Financiamento das Entidades Sindicais, vão merecer a atenção de advogados e líderes sindicais de todo País.

Advogada santista participará do evento

A advogada trabalhista de Santos, Telma Rodrigues da Silva, vai participar do seminário trabalhista no TST. Recém chegada de Montreal, no Canadá, onde faz intercâmbio pela OAB/SP e Caasp, ela diz que os temas a serem debatidos no evento vão de encontro as questões ligadas diretamente a sua área de atuação e também sobre desemprego e a reforma trabalhista na Europa.

“Hoje, vivemos uma crise sem precedente na história. O Governo quer fazer reformas trabalhista, previdenciária e alterar o custeio sindical, temas que estarão sendo debatidos e esclarecidos por autoridades, algumas delas internacionais. Por certo, o seminário será muito esclarecedor, um aprendizado e ocorre num momento em que o País passa por uma crise do emprego”, conclui.