Defesa Civil alerta sobre maré alta incomum em Cubatão

Alguns pontos podem sofrer alagamento, se houver vento forte no mar

27 OUT 2016 • POR • 11h17

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) de Cubatão informa sobre a previsão de marés altas acima do normal nos próximos dias, que podem provocar pequenos alagamentos nos pontos mais baixos da Cidade, especialmente Ilha Caraguatá e Conjunto Residencial Affonso Schmidt.

Os moradores devem atentar para eventual aumento no nível das águas, visando proteger móveis e equipamentos situados no nível do solo. Essa elevação só deve ocorrer se nos picos de maré alta ocorrerem ventos fortes empurrando a água do mar em direção à terra. Mas não deve superar os efeitos registrados em 22 de agosto, quando em alguns momentos foi registrada uma lâmina d'água máxima de 30 cm de altura em algumas vias da Ilha Caraguatá.

Segundo a Comdec, em Cubatão os momentos de pico de maré (preamar) serão: nesta quinta-feira, 27, as 13h17, com 1,3 metro de altura; nesta sexta-feira, dia 28, às 00h53, com 1,4 metro, que sé repete às 13h43; no sábado, 29, às 1h26, com 1,5 metro; no domingo, 30, às 2h00, também com 1,5 metro; e na segunda-feira, 31, às 2h36, com 1,5 metro. Até o momento, não há previsão de ventos fortes que possam ampliar esses efeitos de elevação das águas do mar.

A Defesa Civil está atenta e monitorando quaisquer ocorrências, que podem ser comunicadas pelo telefone 199.

Leia também: Forte ressaca é prevista em toda a Baixada Santista nesta sexta-feira