Vereador debate acesso da população com baixa mobilidade aos ônibus

Segundo Kenny, quase toda a frota de ônibus municipais conta com a plataforma elevatória e que ela está disponível para pessoas com deficiência física e com problemas de mobilidade

25 OUT 2016 • POR • 10h30
Kenny Mendes destacou que maior parte da frota de ônibus municipais contam com a plataforma elevatória - Arquivo/DL

O vereador Kenny Mendes (PSDB) enviou um requerimento ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) questionando sobre a possibilidade de se realizar uma campanha de orientação à população sobre o direito das pessoas com baixa mobilidade usarem as plataformas elevatórias dos ônibus.

Além disso, o parlamentar também propôs uma campanha de sensibilização dos motoristas sobre a importância de se disponibilizar o serviço da plataforma elevatória também para pessoas com problemas de mobilidade, especialmente aos idosos.

De acordo com o tucano, quase toda a frota de ônibus municipais conta com a plataforma elevatória e que ela está disponível para pessoas com deficiência física e com problemas de mobilidade. Entretanto, Kenny ressalta que não é comum que o equipamento seja acionado quando idosos ou pessoas com baixa mobilidade necessitam, mesmo a empresa Piracicabana, concessionária do transporte público, ter sido orientada para acionar a plataforma elevatória também nesses casos.

Degrau

No último dia 17, a Cãmara de Santos manteve o veto do prefeito Paulo Alexandre Barbosa ao projeto de lei 354/2015, que obrigava a adaptação dos degraus dos ônibus da frota ­municipal. 

A proposta era de autoria do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB). 

A Administração municipal avaliou o projeto como inconstitucional porque a iniciativa caberia ao Executivo apresentá-la. Além disso, poderia promover o desequilíbrio financeiro à empresa e, até, uma revisão ­tarifária.