Câmara de SV: jovem, masculina e novata

Metade dos vereadores eleitos tem menos de 40 anos e 10 assumirão seus primeiros mandatos

24 OUT 2016 • POR • 10h30
O PSB elegeu o maior número de vereadores nesta eleição. Quatro candidatos da sigla venceram a disputa - Matheus Tagé/DL

Jovem, masculina e de primeiro mandato. Esse será o perfil da Câmara de São Vicente na próxima legislatura – 2017 a 2020. Metade dos vereadores eleitos tem menos de 40 anos e Ensino Médio Completo.

Dez dos 15 que assumirão uma vaga no Legislativo vicentino são novatos, um retorna à Casa de Leis após uma eleição e os outros quatro foram reeleitos.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu o maior número de vereadores nesta eleição. Quatro candidatos da sigla, que dobrou o número de representantes na Câmara Municipal com relação ao mandato que finda em dezembro, venceram a disputa. 

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeram três representantes cada. O Democratas (DEM) terá dois parlamentares na próxima legislatura. O Partido Popular Socialista (PPS), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Verde (PV) terão um vereador cada. 

O prefeito eleito Pedro Gouvêa (PMDB) iniciará seu mandato com amplo apoio na Câmara Municipal, uma vez que 13 vereadores são filiados à partidos que integram a coligação majoritária que o elegeu. Das siglas que conquistaram vaga no Legislativo vicentino, apenas o DEM não o apoiou durante o processo eleitoral. Nesta eleição, São Vicente foi a cidade da Baixada Santista com o maior número de concorrentes à vereança – 427 no total. 

Nomes

 O vereador mais votado foi Gustavo Palmieri, o Dr. Palmieri (PSB) com 4.101 votos. O veterinário tem 37 anos e assume pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal. Também novato no Legislativo, o comerciante Higor Ferreira (PSDB), de 36 anos, ficou em segundo lugar com 3.190. Logo atrás, e também novo na Casa de Leis, ficou o Jabá (PSDB), que tem 41 anos e atua como líder comunitário na Área Continental da cidade. 

A quarta posição ficou com o vereador Perivaldo do Gás (PSB). O parlamentar de 37 anos foi reconduzido para o seu segundo mandato com 3.072 votos. Logo atrás está o seu colega de partido e também vereador Léo Santos, 51 anos, que conquistou a reeleição com 2.949 votos. 

Outro que assume seu primeiro mandato na Câmara é o comerciante Felipe Rominha (PSDB). Ele ficou em sexto lugar na disputa com 2.841 votos. Com 29 anos, ele será o vereador mais jovem da próxima legislatura. Dercinho Negão do Caminhão (PMDB), 42 anos, também é novato. O peemedebista obteve a preferência de 2.689 eleitores. 

Também ocupará pela primeira vez uma cadeira no Legislativo vicentino Wilson Cardoso (PSB). O comerciante da Área Continental, de 33 anos, foi eleito com 2.667 votos. Adilson da Farmácia (DEM), de 57 anos, outro novato foi escolhido por 2.651 eleitores de São Vicente. 

Atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Alfredo Moura (PROS), 49 anos, foi reeleito com 2.500 votos. Também foi reconduzido ao cargo o vereador Roberto Rocha (PROS), 56 anos, com 2.275 votos.

Ele segue para o seu nono mandato. Rogério Barreto, o Sargento Barreto (PPS), retorna ao Legislativo após obter nas urnas 2.137 votos. 

Os três últimos colocados na disputa deste ano também serão vereadores de primeiro mandato: Dr. José Eduardo (DEM), 39 anos, que obteve 2.016 votos, André Carioca (PROS), 39 anos, que obteve 1.762 votos e Zebrão (PV), 53 anos, que conquistou 1.300 votos.