Como iniciar na carreira de Tecnologia da Informação? Faculdade ou certificação?

Essa discussão provavelmente jamais terá fim. E sabe por que?

23 OUT 2016 • POR • 14h20
Atualmente no mercado de trabalho existem muitos profissionais em cargos bem elevados - Divulgação

Essa discussão provavelmente jamais terá fim. E sabe por que? Pois atualmente no mercado de trabalho existem muitos profissionais em cargos bem elevados, sem faculdade e/ou sem certificação. Eu sou a prova disso!

Formado em Administração de Empresas com ênfase em marketing e apaixonado por tecnologia, comecei estudando sozinho , passando em seguida a instalar e configurar redes Wi Fi em residências de amigos.

A FACULDADE abre o leque de conhecimentos mais generalistas e a CERTIFICAÇÃO qualifica e especializa o profissional para soluções mais pontuais.

Um dos motivos da certificação ter um peso consideravelmente grande se dá pelo fato de que grandes fabricantes, como Sonicwall, Microsoft , Watchguard e diversos outros, exigem equipes qualificadas e certificadas para manter seu nível de parceria,  chegando ao ponto das empresas terem de abrir mão de bons profissionais na contra partida de contratar profissionais elegíveis em manter o status da empresa, obtendo margens de lucro diferenciadas.

Diferente do passado onde se exigiam cursos com alto custo de investimento, atualmente o conhecimento está disponível em treinamentos EAD (ensino a distância) de baixo custo e até mesmo gratuitos, bem como à disposição em plataformas ON LINE como Youtube, Vimeo dentre outras.

Logo, em minha opinião, a certificação hoje é um diferencial sim, porém não exclui a necessidade  do conhecimento e das boas práticas adquiridas academicamente.

Seja qual for o caso, a receita para o sucesso profissional é uma só: estudo + experiência + maturidade + acreditar em você + aprendizado contínuo + trabalho + trabalho e trabalho! (Fonte PTI).

Boa sorte!