Contas de luz terão redução no valor a partir de 23 de outubro

Novas tarifas foram autorizadas pela Aneel em reunião de diretoria realizada hoje

18 OUT 2016 • POR • 12h00
Contas de luz terão redução no valor a partir de 23 de outubro - Divulgação

As cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Vicente de Carvalho, em Guarujá, que são atendidas pela CPFL Piratininga, terão redução em suas contas de luz, a partir de 23 de outubro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (18/10) a redução média de 24,18% nas tarifas aplicadas pela Companhia, que atende que atende a 1,68 milhão em 27 municípios no interior e no litoral paulista.

A conta de luz dos clientes de alta tensão, como indústrias, será reduzida em 30,22%. Por sua vez, a tarifa dos consumidores de baixa tensão, como residências e serviços comerciais de pequeno porte, terá queda de 19,48%. Os novos porcentuais foram autorizados pela Aneel em reunião de diretoria realizada hoje.

A redução da conta de luz reflete a diminuição no valor cobrado na tarifa do encargo setorial CDE e do menor custo de compra de energia produzida pela usina hidrelétrica Itaipu, cotada em dólar (em 2016, houve redução da tarifa em dólar e valorização do real). Outro fator que contribuiu para a queda foi a devolução da perda de receita causada pela liminar obtida pelos grandes consumidores para não pagar a CDE.

Esses custos compõem a chamada Parcela A, que não são gerenciáveis pela CPFL Piratininga e não compõem a sua remuneração. A Parcela B, que considera os gastos operacionais gerenciáveis da empresa e determinam a sua remuneração, representa uma pequena parcela da tarifa de energia estabelecida pela Aneel.