Memorial ficará rosa em homenagem ao “Outubro Rosa”

Iniciativa inclui ações em conjunto com o Instituto Neo Mama

30 SET 2016 • POR • 16h30
Mulheres assistidas pelo Instituto Neo Mama participarão de “um dia de beleza” - Divulgação/Memorial

Primeiro cemitério do mundo a apoiar o movimento, a Memorial Necrópole Ecumênica participará do Outubro Rosa iluminando com a cor rosa, a partir da 0 hora de sábado (1º), a fachada de seu edifício, em Santos, que está incluído no “The Guinness World of Records”, o livro dos recordes, como o cemitério mais alto do mundo.

A iluminação faz parte de uma série de ações da Memorial, que desde 2014 está engajada no movimento Outubro Rosa, originado nos Estados Unidos na década de 1990, e que anualmente mobiliza o planeta visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Além de manter o edifício iluminado de rosa, no dia 15 de outubro, a Memorial e o Instituto Neo Mama promoverão atividade especial destinada a portadoras do câncer de mama. Cerca de 250 mulheres assistidas pela entidade participarão de “um dia de beleza”, aprendendo técnicas de automaquilagem, em parceria com uma multinacional do ramo de cosméticos. A ação também acontecerá nos dias 14 e 21, envolvendo funcionários e colaboradores do Grupo Memorial.

Para Pepe Altstut, presidente da Memorial, estar engajado no Outubro Rosa reflete a responsabilidade do grupo empresarial na busca de um mundo melhor, através de práticas saudáveis, esporte, incentivo à cultura e responsabilidade com o meio ambiente. “Estamos fazendo a nossa parte. O Outubro Rosa precisa e deve ter o apoio de toda a sociedade”, afirmou Pepe Altstut.

CÂNCER DE MAMA

 O desenvolvimento do câncer de mama entre as mulheres é avaliado em função de fatores de risco, com grande importância da idade, pois a incidência da doença cresce progressivamente com o envelhecimento. Outros fatores também podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como o histórico familiar positivo, obesidade e ingestão regular (mesmo que moderada) de álcool.

As chances de cura, por outro lado, dependem do tipo de tumor, da idade e das condições de saúde do paciente e do estágio em que o câncer for detectado. Isto explica o foco do movimento Outubro Rosa na prevenção secundária, como o autoexame, visando obter o diagnóstico precoce da doença.