Sistema Municipal de Cultura de Itanhaém é aprovado na Câmara

O sistema irá dispor sobre os princípios, objetivos, estruturas, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes e financiamento da área no ­Município

21 SET 2016 • POR • 17h09
O projeto, de autoria do Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira - Claudio Ferreira/Câmara de Itanhaém

A Câmara de Itanhaém aprovou, na última segunda-feira (19), a criação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade.

O sistema irá dispor sobre os princípios, objetivos, estruturas, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes e financiamento da área no ­Município.

O SMC faz parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo governo federal, estados e municípios.

O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

DL Cultura. Os planos e os sistemas municipais de Cultura foram tema de reportagem do Diário do Litoral em julho de 2016. Na ocasião, a Administração informou que Itanhaém usava como instrumento norteador para o desenvolvimento das ações culturais o Plano Diretor Municipal.

O início das discussões para a elaboração do ­Plano Municipal de Cultura estava ­previsto para acontecer no primeiro semestre de 2017.