Receita apreende 322 quilos de cocaína no Porto de Santos

As apreensões da droga no cais santista passaram de 6,3 toneladas neste ano

19 SET 2016 • POR • 11h00
Distribuída em 11 sacolas, a droga estava dentro de contêiner em um navio na margem esquerda (Guarujá) - Divulgação Receita Federal

Agentes da Receita Federal apreenderam na manhã de ontem 322 quilos de cocaína em um navio atracado em um terminal na margem esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. Ninguém foi preso e um inquérito da Polícia Federal irá apurar quem são os responsáveis pelo ­entorpecente. 

A droga estava em um dos 40 contêineres que foram selecionados para verificação. A cocaína estava distribuída em 11 sacolas. 

O destino seria o Porto de Le Havre, na ­França. 

Segundo a assessoria de comunicação da Receita, monitoramento remoto de navios por câmeras e análise e gerenciamento de risco das cargas possibilitaram a apreensão. 

“Tendo em vista as circunstâncias em que a droga foi encontrada suspeita-se do emprego da técnica criminosa conhecida por ‘rip-off loading’, na qual a driga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário”, informou a Receita. 

Recorde histórico

Neste ano as apreensões de cocaína no cais santista passaram de 6,3 toneladas, o que representa um recorde histórico. 

Segundo a Receita, os  resultados são frutos de investimentos em monitoramentos por câmeras, escaneamentos de contêineres, análises das imagens recebidas e de todos procedimentos adotados em cada ação, “o que possibilita um aprimoramento constante das atividades exercidas pelos auditores-fiscais e analistas tributários”.