Anestesistas do Hospital Santo Amaro voltam ao trabalho

Os profissionais estavam sem receber desde junho, obrigando empresa a notificar a direção do hospital pela segunda vez este ano

16 SET 2016 • POR • 10h50
Anestesistas que prestam serviços no HSA estão com salários atrasados - Divulgação

Os anestesistas que prestam serviços para o Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, voltaram ontem ao trabalho, informou a Assessoria de Imprensa da unidade hospitalar. O Serviço de Anestesia de Guarujá Ltda. - empresa terceirizada responsável pelo procedimento na unidade – recebeu os repasses que estavam atrasados desde junho último.

No início do mês, a advogada Ana Silvia de Luca Chedick, do escritório Paccillo Advogados Associados, que representa a empresa, foi obrigada a notificar novamente a direção do hospital.

Segundo a notificação, os anestesistas vinham recebendo somente 50% do que era devido e, de junho até ontem, nem este percentual estava sendo honrado pela direção do HSA, obrigando os profissionais a recorrerem a empréstimos bancários e outros meios para poderem honrar os compromissos profissionais, pessoais e familiares.        

Não é a primeira vez que essa situação ocorre. Em julho passado, o Diário já havia publicado que o HSA devia cerca de R$ 280 mil aos anestesistas.

A direção do HSA colocou a culpa na crise financeira, que provocou atraso de repasses do pagamento do Poder Público e de planos privados, ocasionando a impossibilidade do HSA repassar os valores devidos à equipe médica.

Em média, são realizadas 540 cirurgias por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios - cerca de 18 cirurgias por dia no hospital.