‘Quero cuidar das pessoas’, diz Carlos Karan

Candidato pela coligação PSD/PT/PR, o vereador também pretende aumentar potencial turístico de Praia Grande e gerar empregos

7 SET 2016 • POR • 10h00
Karan destacou a implantação de um Centro de Inteligência e da Operação Delegada no município - Matheus Tagé/DL

Com um plano de governo que prioriza questões como segurança pública e saúde, o candidato ao cargo de prefeito Carlos Karan pretende usar sua experiência como vereador para atender as demandas da população. “Nossa meta é cuidar das pessoas de Praia Grande. Queremos dar oportunidade de emprego, qualificação profissional, fazer melhorias pela saúde e investir em segurança pública. As pessoas não podem ser prisioneiras dentro de suas próprias casas”, afirmou na segunda-feira (5) em entrevista ao Diário do Litoral.

Entre as propostas do candidato para melhorar a segurança da cidade está a idealização de um Centro de Inteligência, que realizará um mapeamento dos problemas de cada bairro para a tomada de ações mais efetivas. Karan defende ainda a implantação da Operação Delegada, que consiste em um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que policiais militares possam trabalhar em seus dias de folga.

“As questões de segurança estão ligadas à falta de presença do Poder Público. Queremos aumentar o efetivo da Guarda Municipal, que tem aproximadamente 400 homens hoje. Precisamos dar mais respaldo para esse setor”, ressaltou.

Em relação à saúde pública de Praia Grande, o vereador aponta a falta de remédios para a população e a demora na realização de exames e consultas como as maiores deficiências do setor. “Nossa proposta é implantar um Centro de Distribuição de Medicamento para controlar a entrega dos remédios”, explica o candidato, que propôs também a criação do Centro de Diagnóstico à Distância, que pretende agilizar as consultas.

“Hoje, os exames de imagem são os que mais demoram, chegando a dois anos de espera. Em nosso projeto, os médicos irão analisar os exames realizados por um técnico e emitirão os laudos em questão de horas”.  

Demanda

De acordo com Karan, a maior demanda da população no setor da educação são as vagas insuficientes nas creches da cidade. Para solucionar o problema, ele propõe identificar as áreas pertencentes à Prefeitura e construir novas escolas nesses terrenos. O candidato falou também sobre a carga horária do ensino na rede pública. “Os alunos ficam quatro horas na escola, sendo 3h20 na sala de aula, o que é muito pouco. Pretendemos construir um Centro de Educação Integral (CEF), para incrementar as horas de atividades extracurriculares das crianças e jovens”.

O vereador expressou a intenção de discutir os trâmites para a implantação de uma universidade pública em Praia Grande. “A Cidade da Criança seria o local ideal para o projeto. Também queremos fazer cursos profissionalizantes, articulando a construção de uma unidade do Senai no município”, diz Karan, que destacou o papel desempenhado pela candidata à vice-prefeita, a professora Rosana Banzato, na elaboração das propostas para educação do plano de governo da coligação PSD/PT/PR. “Ela tem a visão de quem trabalha há 25 anos na área e também tem em seu currículo a experiência como subsecretária da pasta”.

Em relação ao turismo, Karan ressaltou a vocação da cidade no setor, citando atrativos como as praias, cachoeiras e a Fortaleza de Itaipu. “Como grande gerador de emprego, precisamos resgatar esse potencial. Devemos transformar nossos pontos turísticos em equipamentos que recepcionem bem a população e os turistas. Por isso, precisamos fortalecer a imagem da cidade”, concluiu.