Atletas de Santos participam de XXII Copa Hípica de Tamboréu

Com apoio do Jornal Diário do Litoral, vinte e quatro santistas participarão de torneio tradicional da modalidade no Brasil

27 AGO 2016 • POR • 10h50
Santos estará representado por 24 atletas na XXII Copa Hípica de Tamboréu - Rodrigo Montaldi/DL

O município de Santos estará representado por 24 atletas na XXII Copa Hípica de Tamboréu, em Campinas, que será realizada neste final de semana (dias 27 e 28). O campeonato é considerado um dos mais tradicionais do país, assim como a Copa Brasil, equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade. O time da região conta com apoio do Diário do Litoral.

Os praticantes santistas do tamboréu, que foi criado nas areias da praia da cidade, em 1930, estão divididos em seis duplas da categoria A, correspondente à elite da categoria, e outras seis na B, espécie de segundo patamar. Presidente da Associação Nacional de Tamboréu (ANT), Paulo Maurício Carmo, vê no torneio uma chance de divulgação do esporte.

“Somos os precursores do tamboréu no Brasil, mas muitas pessoas não conhecem nada a respeito. Temos que suar muito para levar o nome da cidade para outros lugares. O esporte, infelizmente, é pouco difundido. Porém, parcerias como essa com o Diário do Litoral, ajudam muito na divulgação da modalidade, que vem passando por uma reformulação”, disse.

Além de ser um dos maiores idealizadores do esporte na região, Paulo também participará do evento. Ele forma dupla com Rodrigo Thomaz, de apenas 18 anos. Juntos, eles conquistaram o título da categoria B, da Copa Brasil, disputada em 2015. Rodrigo, aliás, é um dos exemplos de renovação do esporte, tradicionalmente praticado por pessoas com idade avançada.

“Eu comecei a jogar com 7/8 anos por incentivo do meu avô. Muitos amigos meus brincam que acordo muito cedo para treinar na praia – as partidas começam a partir das 6h – e abro mão de sair aos finais de semanas. Mas eu sou apaixonado, gosto de jogar e procuro trazer um pessoal para essa renovação”, afirmou Rodrigo.

Além da dupla formada por Rodrigo e Paulo, o time santista tem como destaque Willian Fernandez. Com mais de 20 anos de prática na modalidade, o atleta, de 43 anos, é um dos pioneiros do tamboréu e acumula grandes resultados. Ele foi três vezes campeão brasileiro e chegou à líder no ranking nacional.

CATEGORIA A:

Internacional de Regatas:

William Fernandes - fundista

Frederico Ratto Monteiro - frentista

Matheus Câmara Torres - reserva

POMPÉIA:

Fabian Pires - fundista

Vitor dos Santos Afonso - frentista

A.A. PORTUARIOS DE SANTOS:

Maurício S. de Freitas - fundista

Rogério Dionysio - frentista

Paulo Maurício do Carmo -reserva

A.A. PORTUÁRIOS DE SANTOS:

Ed Ferreira Neves - fundista

Flávio Ratto Monteiro - frentista

A.A. PORTUÁRIOS DE SANTOS:

Arthur Lopes Antunes - fundista

Danilo Alonso Maestre Neto - frentista

CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS:

Fábio Herculano Rodrigues de Abreu - fundista

Wendell Fernandes - frentista

CATEGORIA B

INDEPENDENTE:

Rodrigo Mesquita - fundista

Luiz Fernando Guedes jr - frentista

SEM TERRA:

Matheus Varella - fundista

Flávio Simões Pereira - frentista

ÓPERA 5:

Paulo Maurício Do Carmo RG: - fundista

Rodrigo Thomaz RG: - frentista

INDEPENDENTE:

Rubens Sérgio Willmersdorf Manoel - fundista

Tadeu Carvalho Da Mota e Silva - frentista

Fábio Herculano Rodrigues de Abreu - reserva

A.A. PORTUÁRIOS DE SANTOS:

Edemir Ribeiro Antunes - fundista

Matheus Câmara Torres - frentista