Cubatão tem cinco nomes na disputa pelo Executivo

Após convenções partidárias na Cidade, cenário político para a escolha do novo prefeito fica mais perto de uma definição

8 AGO 2016 • POR • 09h00
No início do ano, quando o cenário para as eleições deste ano começaram a se formar, a Cidade tinha 12 prefeituráveis; coligações reduziram este número em menos da metade - Matheus Tagé/DL

Após uma semana de convenções partidárias em Cubatão, o cenário político para eleger prefeito, vice e vereadores começa a ser definido. Ademário Oliveira (PSDB), Dinho Heliodoro (SDD), Fábio Inácio (PT), Severino Tarcício Dóda (PSB) e Wagner Moura (PMDB) oficializaram suas campanhas ao Executivo da Cidade ao lado dos partidos coligados, militantes e pré-candidatos ao Legislativo.

A última decisão que ainda precisava ser anunciada era sobre o vice escolhido para a chapa de Moura. Indefinição esta que foi resolvida na última sexta-feira, dia 5, com o anúncio do médico Paulo Rosa, filiado ao PPS, para o cargo. A escolha foi unânime entre os partidos que formam a coligação - PMDB, PPS, PRB, PP e PPL -, que realizou convenção partidária há uma semana: no domingo, dia 31. Rosa é servidor público e trabalha há mais de 35 anos como médico na Cidade.

Na quinta-feira passada, dia 4, outra coligação foi anunciada durante a convenção partidária que oficializou a campanha do professor e então vereador Fábio Inácio (PT) à Prefeitura de Cubatão. Com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, e da atual prefeita Marcia Rosa (PT), o prefeiturável apresentou o engenheiro Pedro Hildebrando (PSD) como vice da coligação – formada por PT, PSD, PEN, PDT, PV, PCdoB, PPC e PROS - e mais de 60 pré-candidatos ao ­Legislativo.

Na segunda-feira, dia 1º, foi a vez do Solidariedade apresentar o vereador Dinho Heliodoro como pré-candidato à Prefeitura de Cubatão. O vice escolhido para a chapa pura (sem coligações) foi o sindicalista e ex-funcionário da Cia. Santista de Papel, o Joaquim da Santista. A coligação oficializou a pré-candidatura de 23 nomes ao Legislativo – 16 homes e sete mulheres.

Já no domingo, dia 31 de julho, além da convenção de Moura, os vereadores Ademário e Dóda também oficializaram suas campanhas. O último, pré-candidato à Prefeitura pelo PSB, apresentou a coligação “Arco da Aliança”, unindo os partidos PSB, PR, PSC, PMN, PSDC, PHS e PMB. A chapa ainda conta com o nome do ex-vereador Geraldo Guedes (PR) como vice e a pré-candidatura de 80 nomes ao Legislativo.

O prefeiturável pelo PSDB, Ademário Oliveira, oficializou a campanha através da coligação “Juntos por Cubatão”, que une PSDB, DEM e PTB. O engenheiro Pedro de Sá, do PTB, foi escolhido como o vice-prefeito da chapa. Além disso, 53 nomes foram apresentados como pré-candidatos a vereança.

Apoios

Assim que a corrida pela cadeira do Executivo começou, no início deste ano, Cubatão tinha 12 pré-candidatos à Prefeitura de Cubatão. Antes mesmo das convenções, nomes conhecidos desta lista já declaravam apoio às candidaturas oficializadas até agora.

Dois nomes ficaram com a cadeira de vice: Pedro de Sá e Geraldo Guedes. Adalberto Ferreira (PSC), Carlos de Freitas (PSDC) e Maurici Aragão (PMN) também declararam apoio ao “Arco da Aliança” de Dóda. Já o atual vice-prefeito da Cidade, Donizete Tavares (PSD), declarou apoio à coligação de Fábio Inácio. O ex-vereador João Ivaniel, que se colocou como pré-candidato no início do ano, também deve seguir o apoio de seu partido, o PDT, ao candidato da atual prefeita.