Cine Arte Posto 4 exibe documentários sobre MPB no Cine Jazz

Programação especial acontece durante a realização do 5º Santos Jazz Festival

28 JUL 2016 • POR • 02h55
Documentário Vinicius é dirigido por Miguel Faria Jr. - Reprodução/Vinicius

Durante a realização do 5º Santos Jazz Festival, haverá uma programação especial no Cine Arte Posto 4. De 28 a 30 de julho será realizado o Cine Jazz, com sessões de documentários sobre Música Popular Brasileira, cobrindo o período da Bossa Nova.

As sessões serão às 18h30 e a entrada é franca. Após as exibições haverá bate-papo com os críticos de cinema Carlos Cirne e Marcelo Pestana.

O Cine Arte  Posto 4 fica na Av: Vicente de Carvalho, s/nº, no jardim da orla, no Canal 3. Telefone: 3288-4009.

Dia 29 de julho (Sexta-feira)

“Vinicius” (Documentário - 2005 – Brasil / Espanha – 124’)

A montagem de um show é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muito de seus clássicos.

Direção: Miguel Faria Jr.

Dia 30 de julho (Sábado)

“Coisa Mais Linda – Histórias e Casos da Bossa Nova” (Documentário - 2005 – Brasil – 120’)

Documentário de celebração dos 40 anos da Bossa Nova. Com entrevistas e apresentações exclusivas de grandes nomes como Roberto Menescal e Carlos Lyra, “Coisa Mais Linda” traz imagens de shows, apresentações internacionais e artistas estrangeiros que participam desse movimento musical tão importante.

Direção: Paulo Thiago

Dia 31 de julho (Domingo)

“A Música Segundo Tom Jobim” (Documentário - 2012 – Brasil – 90’)

O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. 

Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim.