ProAC lança edital voltado à criação e publicação de HQs

O período de inscrições vai até o dia 25 de agosto; projetos do interior, litoral e Grande São Paulo têm cota de 50%

22 JUL 2016 • POR • 11h30
Estão abertas as inscrições para o concurso do ProAC que contempla a criação e publicação de HQ's - Divulgação

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o concurso do ProAC (Programa de Ação Cultural) que contempla a criação e publicação de Histórias em ­Quadrinhos (HQ). O edital está disponível no site da Secretaria da Cultura (www.cultura.sp.gov.br) e vai selecionar 12 projetos, com prêmio de R$ 40 mil cada. As inscrições vão até 25 de agosto.

Com o objetivo de descentralizar o apoio às iniciativas culturais, a ­Secretaria estabeleceu que os editais tenham cota de 50% para projetos selecionados de ­proponentes do interior, litoral e Grande São ­Paulo. Para isso, os ­proponentes têm de ­comprovar atuação artística na região, assim como sua sede residência por meio de ­comprovante de endereço cadastrado. No ano passado, além da capital, foram contempladas as propostas de Ilhabela, Ribeirão Preto, Limeira, Santana do Parnaíba, Barueri, Santo André e Campinas.

Entre os projetos que receberam incentivo do ProAC estão dois projetos biográficos: a HQ “­Carolina”, de Sirlene ­Barbosa e João Pinheiro, que conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus; e “Por mais um dia com Zapata”, de Daniel Esteves, Alex Rodrigues e Al Stefano, que refaz os passos do revolucionário Emiliano Zapata desde os primeiros confrontos com os soldados do ­ditador Porfírio Días até o seu asssassinato, numa emboscada em Chinameca.