Câmara de Cubatão solicita estudos sobre o BRT

Requerimento aprovado em plenário na última terça pede que o EMTU faça estudos técnicos para implantação do modal no Município

21 JUL 2016 • POR • 10h50
Vereadores também aprovaram na última sessão a prorrogação da CEV que discute soluções para as constantes enchentes que atingem os moradores do Vale Verde - Matheus Tagé/DL

Na última sessão, na terça-feira, o presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo (PDT), apresentou requerimento, aprovado pelo plenário, pedindo que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) faça estudos técnicos para a instalação de Bus Rapid Transit (BRT) -  sigla inglês para Veículo Leve sobre Pneus - entre Cubatão e Santos.

O novo transporte público representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana entre Cubatão e Santos, tornando as viagens mais rápidas. O BRT se integraria ainda ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que recentemente iniciou suas atividades entre Santos e São Vicente.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, o BRT geralmente conta com ar-condicionado, e atende até 280 pessoas em cada veículo. O referido transporte opera em faixa exclusiva, tendo o pagamento da tarifa no pré-embarque nas estações com acessibilidade.

CEV

Os vereadores também aprovaram na sessão ordinária da última terça-feira, dia 19, a prorrogação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute soluções para as constantes enchentes que ocorrem no bairro Vale Verde.