Aplicativo especializado em pizzas chega à Baixada Santista

Pizza.com.br nasce com quatro mil pizzarias, maior base de um app no país em alimentação focada em um único segmento

27 JUN 2016 • POR • 19h52
Aplicativo é especializado em delivery de pizzas - Divulgação

O Pizza.com.br, aplicativo especializado em delivery de pizzas, chega ao mercado como líder no segmento e proprietário da maior base de cardápios do país. Ao todo são 4 mil estabelecimentos cadastrados em seu sistema, dois quais 2 mil na capital, outros 1 mil na Grande São Paulo e 1 mil no interior, em um total de 28 municípios. Até o próximo ano outras capitais passarão a ter pizzarias cadastradas no sistema. Nenhum outro app do país possuiu tantas pizzarias.

Disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, o aplicativo funciona por geolocalização. Ao ser acessado, o app informa a quantidade de pizzarias que entregam na região onde a pessoa se encontra, o cardápio de cada uma delas, formas de pagamento aceitas, taxas de entrega, horários de funcionamento e se a pizzaria está aberta ou fechada. Além disso, também informa o endereço do estabelecimento e traça a rota do local ao restaurante. Outro diferencial do Pizza.com.br é que o usuário pode sugerir a inclusão de lojas que não estejam cadastradas no banco de dados do aplicativo.

Em um primeiro momento, o cliente usará o app para escolher a pizzaria e fazer o pedido por telefone. O modelo traz vantagens tanto para o consumidor quanto para as pizzarias, como explica Roberto Chilvarguer, um dos criadores. “95% dos pedidos de pizza no Brasil são feitos por telefone. Queremos respeitar essa cultura, enquanto educamos novos usuários de smartphones a acessarem o aplicativo. Para a pizzaria, o modelo também representa uma grande vantagem, já que não cobramos nenhuma taxa ou percentual gerado por vendas. O Pizza.com.br é ainda uma oportunidade de inclusão digital para muitos comerciantes começarem a se adaptar a essa nova realidade”.

Segundo Chilvarguer, a chegada de uma plataforma exclusiva para pizzas é algo muito importante para o atual cenário do país, além de se encaixar perfeitamente com características culturais típicas. “O brasileiro ama pizza e o uso de aplicativos para pedir comida vem se popularizando rapidamente. Porém, hoje em dia, ainda é muito complexo para alguns realizar o pedido pelo app. Então, para muitos, é mais fácil pedir pelo telefone. Acreditamos que ao oferecer um produto mais simples, conquistaremos a simpatia do mercado”, diz.

De acordo com Chilvarguer, o modelo de negócio, diferente de todos os outros aplicativos de alimentação, tem foco em duas fontes de receita principais: a publicidade, voltada para o consumidor, e a criação de um ambiente de negócios entre as pizzarias e os grandes fornecedores do segmento, por meio de uma área restrita às próprias pizzarias. O modelo para pedir pizza pelo próprio app deve também ser incorporado ao negócio no fim do ano, mas o método telefônico continuará disponível ao usuário.

O mercado de pizzarias no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 22 bilhões e vende mais de 648 milhões de unidades ano, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas. De acordo com a entidade, a principal do setor, São Paulo se destaca no consumo, com mais de 580 mil unidades vendidas por dia, grande parte via delivery, nas 11 mil pizzarias do Estado.