Alesp intercederá pela saúde em Cubatão

Equipe do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa fez vistoria na manhã de ontem no Hospital Municipal

16 JUN 2016 • POR • 10h30
Reunião entre Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), secretário de Saúde e representantes da população debateu problemas do Hospital Municipal - Rodrigo Montaldi/DL

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB) afirmou que buscará interlocução com a Secretaria de Saúde e com o Governo Estadual com o objetivo de conseguir mais recursos para a Saúde em Cubatão. A declaração foi dada ontem, por telefone, durante reunião da equipe do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) com a Secretaria de Saúde de Cubatão no Hospital Municipal.

O NAE - órgão da Alesp que tem por objetivo avaliar in loco problemas e dificuldades de várias regiões do estado - esteve na manhã de ontem em Cubatão para traçar um relatório sobre a situação do Hospital Municipal. A visita aconteceu após o pedido dos munícipes que lotaram o plenário da primeira sessão itinerante da Alesp, realizada na última segunda (13), na Câmara de Santos.

O encontro em Cubatão contou com a participação da coordenadora do NAE, a enfermeira Sarah Munhoz, do secretário de Saúde do município, Benjamin Rodriguez Lopez, e de representantes da população. Na visão da coordenadora, a situação é alarmante e o Estado deve auxiliar no que for possível. 

“O hospital não está colocando nenhum paciente em risco, mas não tem condições de receber mais ninguém. Essa é a nossa preocupação e por isso estamos correndo contra o tempo. Solicitamos uma reunião urgente com o secretário Estadual de Saúde. Caso não seja possível solucionar o problema, será feita uma reunião com a comissão de saúde da Assembleia Legislativa e os parlamentares irão falar diretamente com o governador”, destacou Sarah.

Para o secretário municipal de Saúde, Benjamin Rodriguez Lopez, a visita é a possibilidade de um respiro para os problemas que se acumulam no equipamento. “A cidade teve uma queda brutal de seus impostos. Há um ano dizemos que o Hospital passa por sérias crises e estamos chegando no limite. Pedimos ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal para evitar que o hospital feche suas portas”, destacou Lopez.

Reposta

Questionado pela população durante visita à Baixada Santista ontem, o governador Geraldo Alckmin disse que a questão do custeio do Hospital Municipal será verificada. “Nós já repassamos para o Hospital de Cubatão R$ 3 milhões por ano, mas o doutor Pollara (secretário-adjunto estadual da Saúde Wilson Modesto Pollara) já vai verificar como ajudar na questão do financiamento”, informou ­Alckmin.