Usuários reclamam de kartódromo fechado há meses, em Praia Grande

O fato gerou insatisfação e revolta para quem costuma utilizar o local ou que possui comércio voltado ao automobilismo

4 JUN 2016 • POR • 10h00
Palco de corridas, kartódromo segue fechado em Praia Grande - Divulgação

Palco de corridas e diversos eventos culturais, o kartódromo de Praia Grande vive outra realidade desde o início do ano. O equipamento permanece fechado, desde janeiro, pela Prefeitura. O fato gerou insatisfação e revolta para quem costuma utilizar o local ou que possui comércio voltado ao automobilismo.

“Nós falamos com a Prefeitura e eles alegam que o local está embargado pelo Ministério Público. Mas fomos até o MP e eles informaram que não estava. Depois nós fomos até a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e falamos com o Dinho (secretário Esmeraldo Vicente dos Santos). Ele promete que irá abrir no dia seguinte. Depois ele dá outra desculpa, fala que ficou para a semana que vem, mas o kartódromo permanece fechado”, relatou o kartista Bruno Santos.

Ele estima que cerca de 100 pessoas utilizam o equipamento aos fins de semana.

O kartista também disse que alguns vizinhos do equipamento chegaram a reclamar do barulho dos karts, mas que os usuários já propuseram uma alternativa.

“Nós levamos um projeto de adequação aos karts que não iria ter custo algum para a Prefeitura. Seria tudo arcado pelos proprietários dos karts”.

Resposta

Questionada sobre a situação, a A Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande informou que, em 22 de novembro de 2015, a Promotoria Pública do Município solicitou esclarecimentos em relação a uma Ação Civil Pública, que tramita desde 2011, contra o barulho provocado pelos eventos automotivos no Kartódromo Municipal.

Visando atender à demanda da ação, a secretaria encerrou as atividades automobilísticas no local em 31 de dezembro do mesmo ano, quando iniciou um estudo para determinar ações no sentido de solucionar o problema.

Neste período, a Secretaria trabalhou na elaboração de um decreto, que visa regulamentar a utilização do espaço, determinando que apenas veículos homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo possam realizar eventos no local. O documento já está pronto, deve ser publicado nos próximos dias, e sua minuta encaminhada ao Ministério Público, junto com a solicitação de reabertura do espaço.

A expectativa é que o MP autorize a reabertura do Kartódromo Municipal nos próximos dias.